https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29831
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O ensino da oralidade e da variação linguística. Ele existe, afinal? |
Authors: | Beltrão, Eliana Lúcia Santos |
metadata.dc.creator: | Beltrão, Eliana Lúcia Santos |
Abstract: | O objetivo dessa dissertação de Mestrado é analisar duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, recentemente publicadas e adotadas em escolas públicas e privadas em todo país, para verificar o tratamento dado à modalidade oral de linguagem e ao estudo da variação linguística. Também buscou-se, através de um questionário dirigido aos professores de língua materna, verificar como são abordadas essas questões em sala de aula e que concepção de linguagem norteia as práticas pedagógicas. Com base no levantamento e análise dos dados pesquisados, foi possível verificar se as práticas de linguagem sugeridas pelos manuais didáticos e/ou praticadas pelo professor possibilitam ao aluno: compreender que a fala é uma modalidade de língua, com características próprias; compreender as condições sócio-históricas de constituição das variedades; utilizar gêneros orais formais, em situações reais de usos, conscientizando-se dos objetivos relativos à produção e à compreensão desses gêneros; apreciar criticamente os diversos usos de linguagem e seus efeitos. Para a análise dos dados levantados, tomou-se, como referencial teórico, a Linguística Aplicada e a Sociolinguística por apresentarem estudos, teorias e pesquisas sobre questões referentes à linguagem e seus usos. Concluiu-se que existe, por parte dos autores das coleções analisadas, preocupação com o trabalho de leitura e produção a partir de gêneros textuais orais, embora a predominância ainda seja de textos pertencentes a gêneros da modalidade escrita. Também verificou-se que, embora haja atividades que proponham um trabalho com a linguagem oral, essas são, em sua maioria, de oralização. Quanto à variação linguística, a abordagem, geralmente, carece de um aprofundamento ou de uma reflexão a respeito dos fenômenos da mudança linguística, e as atividades, normalmente, não levam em conta nem procuram analisar ou considerar os fatores sociais (externos) e os fatores linguísticos (internos) que podem explicar a mudança já ocorrida ou em processo, entre outras questões. The objective of this dissertation is to analyze two collections of Portuguese Language didatic books uses on high school, recently published and adopted in public and private schools all over the country, to verify the approach given to the oral language and to the study of linguistic variation. Also, sought through a questionnaire sent to teachers of language, see how these issues are addressed in the classroom and guiding conception of language teaching practices. Based on survey and analysis of research data, it was possible to verify whether the practices suggested by the language teaching materials and / or conducted by the teacher allow the student, understand that speech is a form of language with its own characteristics, understanding the socioeconomic -historical constitution of varieties, use formal oral genres, in real use, becoming aware of the goals for the production and understanding of these genres; critically appraise the various uses of language and its effects. For the analysis of collected data, was taken as the theoretical framework, the Applied Linguistics and Sociolinguistics for presenting studies, theories and research on issues of language and its uses. It was concluded that there is, by the authors of the collections examined, concern with the work of reading and writing from oral text types, although the prevalence is still of texts in the genres of the written form. Also found that, although there are activities that propose a work with spoken language, these are mostly of oralização. The linguistic variation, the approach generally lacks a deepening or a reflection on the phenomena of language change, and activities usually do not take into account not attempt to analyze or consider the social factors (external) and the factors linguistic (internal) that can explain the change has already occurred or in the process, among other issues. |
Keywords: | Mudanças linguísticas Oralidade – Estudo e ensino Livros didáticos – Avaliação Língua Portuguesa – Variação – Estudo e ensino Sociolinguística Variação Linguistíca Professor Aluno Orality Change Language Textbook Teacher Student |
metadata.dc.subject.cnpq: | Lingüística, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29831 |
Issue Date: | 12-Jun-2019 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGLL) |
File | Description | Size | Format | |
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