https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36493
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Representações de gênero e sexualidade em Rafiki: dissidências sexuais e experiências queer nos cinemas africanos |
Título(s) alternativo(s): | REPRESENTATIONS OF GENDER AND SEXUALITY IN RAFIKI: sexual dissidences and queer experiences in African cinema |
Autor(es): | Costa, Thaís Vieira |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Regina Lucia Gomes Souza e |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lima, Morgana Gama de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Esteves, Ana Camila de Souza |
Resumo: | Neste Trabalho de Conclusão de Curso será abordado o estudo sobre as representações em relação ao gênero e sexualidade nos cinemas africanos a partir da análise fílmica de Rafiki (2018). A pergunta que orienta a pesquisa é como são construídas as representações de mulheres dissidentes sexuais nos cinemas africanos contemporâneos. O objetivo do presente trabalho é compreender como as mulheres dissidentes sexuais nos países africanos são representadas, quais enredos narrativos são construídos pelas e para as personagens de Rafiki (2018), em quais posições elas se encontram e como se relacionam ao decorrer da obra cinematográfica. Ademais, observa-se a importância de compreender a situação dos grupos identitários atrelados a esses marcadores sociais no Quênia — país onde Rafiki (2018) foi realizado —, considerando haver a criminalização estatal das relações entre pessoas do mesmo sexo. Os procedimentos metodológicos são a partir da análise fílmica conceituada por Vanoye e Goliot- Leté, incluindo o conceito de representações de Stuart Hall, entendidas como fenômenos que são construídos social e culturalmente. Com base também em revisões bibliográficas, no intuito de investigar as compreensões de cinemas africanos, seu histórico até os dias atuais e suas relações com as temáticas de gênero e sexualidade, a contextualização dos pensamentos sobre tais temáticas no cenário africano será discutida ao longo da pesquisa, procurando ligações com o filme apresentado. Os principais resultados obtidos são de que a obra retrata amplamente as dissidências sexuais de mulheres, demonstrando seus desejos e utopias, suas relações com o território ao redor, proporcionando assim a criação de imaginários por meio das experiências queer nos cinemas africanos contemporâneos. Mediante essas perspectivas, percebe-se que o filme analisado possui uma narrativa com teor romântico, na qual há a presença dos discursos institucionais, assim como possíveis discursos relacionados a alguma ideia de africanidade, trazendo o queer como algo africano e utilizando paletas de cores relacionadas à bandeira LGBTQIAP+, representando o desejo de alteridade das mulheres africanas e a representatividade feminina. Desta forma, percebe-se como esta pesquisa pode contribuir teoricamente no estudo das representações nos campos dos estudos de cultura e comunicação, cinema e audiovisual, além de ampliar os debates abordados no decorrer do trabalho, possibilitando visões diversas sobre tais questões. |
Palavras-chave: | Cinemas Africanos Gênero Sexualidade Mulheres Queer Dissidência Sexual |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36493 |
Data do documento: | 1-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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