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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38747
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Análise da construção de sentidos em tiras de Mafalda sobre o ensino: uma proposta à luz da linguística textual.
Other Titles: ANALYSIS OF THE MEANING CONSTRUCTION IN MAFALDA COMIC STRIPS ABOUT TEACHING: A PROPOSAL ACCORDING TO BAKHTINIAN TEXTUAL LINGUISTICS
metadata.dc.creator: Oliveira, Taila Jesus da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Heine, Licia Maria Bahia
metadata.dc.contributor.referee1: Heine, Lícia Maria Bahia
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Júlio Neves
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Luciane Botelho
metadata.dc.description.resumo: Nesta dissertação, objetivou-se analisar a construção de sentidos nas tiras de Mafalda (QUINO, 1993) relacionadas ao ensino. A atemporalidade crítica da personagem e sua turma, além de a escola em Mafalda ser próxima à escola brasileira, através das propostas de ensino, configuraram importantes aspectos para o interesse nesta investigação. Diante disso, a personagem argentina, embora tenha deixado de ser produzida em 1973, suscita debates profícuos e atuais sobre diferentes temáticas de interesse social, tal como o ensino escolar; além de ser presença marcante na Educação Básica hodierna, através das avaliações e dos livros didáticos. A escolha das tiras, portanto, fundamenta-se na necessidade de um debate mais enfático entre essa produção multimodal e os estudos acadêmicos, já que a presença de tais gêneros, na Educação Básica, erige cada vez de forma mais latente. Diante da importância do tópico, objetivou-se também discutir sobre a relevância dos signos não verbais e do contexto sócio-histórico-ideológico para a construção de sentidos, visto que tais elementos não foram priorizados ao longo dos estudos linguísticos formalistas e, consequentemente, dos momentos clássicos da Linguística Textual (LT). Posto isso, os elementos não verbais foram vistos como fundamentais para esta investigação, pois desvelaram, a partir da sua linguagem visual, os projetos ideológicos nos enunciados analisados. A compreensão dos olhares, gestos, cenários, movimentos, planos etc. se apresentaram como essenciais para a construção da coerência textual, que se deu por meio da confluência hibridizada entre linguagens verbal e não verbal. Os estudos textuais dos primeiros momentos da LT não abarcaram, de modo incisivo, os signos não verbais; embora tenham privilegiado os aspectos pragmáticos, a sua análise limitou-se ao código verbal. Além disso, a análise do contexto histórico-ideológico possibilitou exceder a materialidade linguística, pois as tiras de Mafalda e sua turma estão prenhes de valores axiológicos, possibilitados pelos discursos críticos fundamentados sobre as mais diversas problemáticas sociais. Para realizar este estudo, foi necessário recorrer ao momento Sociocognitivo-interacionista (KOCH, 2018) e ao Bakhtiniano (HEINE et al., 2018). Com isso, partiu-se do princípio de que o texto é um “evento dialógico”, e a coerência textual é “Um processo cooperativo, dialógico, que envolve inferência e refração da realidade” (NEIVA, 2016). Assim, a pesquisa, de cunho qualitativo, constatou que não se pode apontar para a coerência textual presa à superfície do texto verbal, mas a compreensão depende da presença de sujeitos responsivos que construam sentidos carregados ideologicamente, através da leitura dos aspectos semióticos.
Abstract: This dissertation aimed to analyze the construction of meanings in Mafalda's comic strips (QUINO, 1993) related to teaching. The critical timelessness of the character and his class, in addition to the school in Mafalda being close to the Brazilian school, through the teaching proposals, configured important aspects for the interest in this investigation. The argentinean character, although no longer has been produced since 1973, raises fruitful and current debates on different subjects of social interest, such as school education; in addition to being a prominent presence in today's Basic Education, through assessments and textbooks. The choice of strips, therefore, is based on the need for a more emphatic debate between this multimodal production and academic studies, since the presence of such genres, in Basic Education, is increasingly latent. Given the importance of the topic, the objective was also to discuss the relevance of non-verbal signs and the socio-historical-ideological context for the construction of meanings, since such elements were not prioritized throughout the formalist linguistic studies and, consequently, the classic moments of Textual Linguistics (TL). Therefore, the non-verbal elements were the foundations for this investigation, as they revealed, from their visual language, the ideological projects in the analyzed views. The understanding of looks, gestures, scenarios, movements, plans, etc. presented themselves as essential for the construction of textual coherence, which took place through the hybrid confluence between verbal and non- verbal languages. The mentioned textual studies from TL area did not incisively encompass non-verbal signs; although they privileged the pragmatic aspects, their analysis was limited to the verbal code. In addition, the analysis of the historical-ideological context made it possible to exceed linguistic materiality, as the Mafalda's comic strips and her gang are full with axiological values, made possible by critical discourses based on the most diverse social issues. It was necessary to resort to the Sociocognitive-interactionist moment (KOCH, 2018) and to Bakhtinian (HEINE et al., 2018) to carry out this study. Therefore, it was assumed that the text is a “dialogical event”, and textual coherence is “A cooperative, dialogical process, which involves inference and refraction of reality” (NEIVA, 2016). Thus,, the qualitative research, found that it is not possible to point to the textual coherence attached to the surface of verbal text, but understanding depends on the presence of responsive subjects who build ideologically loaded meanings, through the reading of semiotic aspects.
Keywords: Linguística
Linguística textual
Coesão (Lingúistica)
Histórias em quadrinhos
Quino, 1932-2020 - Mafalda
Ensino
Bakhtin, Mikhail Mikhailovitch, 1895-1975
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38747
Issue Date: 30-Jun-2022
Appears in Collections:Dissertação (PPGLINC)

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