Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38870
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Dashboard de gestão acadêmica para o curso de engenharia de controle e automação de processos da Ufba
metadata.dc.creator: Lima, Jonathas Miranda
metadata.dc.contributor.advisor1: Santana , Daniel Diniz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fontes, Raony Maia
metadata.dc.contributor.referee1: Fontes, Raony Maia
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Márcio André Fernandes
metadata.dc.contributor.referee3: Xavier, Isabel Cristina Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho se propõe a desenvolver um dashboard interativo voltado para gestão acadêmica com os principais indicadores do curso de Engenharia de Controle e Automação de Processos da UFBA a fim de apoiar as tomadas de decisões do colegiado. Os dados foram tratados com o auxílio da linguagem de programação Python integrada ao Power BI®, software utilizado para representação visual das informações. O dashboard permite relacionar as disciplinas que possuem maior dependência dos pré-requisitos sugeridos na matriz curricular, avaliar as taxas de aprovação e reprovação em relação à antecipação ou atraso nas inscrições das disciplinas, bem como observar essas relações por período letivo. Além disso, possibilita a análise do desempenho individual dos alunos e oferece apoio ao planejamento acadêmico com base nas sugestões de disciplinas para os alunos. O Dashboard Acadêmico CCECA é uma ferramenta que segue as melhores práticas de interface amigável e pode ser alimentada com novos dados semestralmente, agregando valor às análises e informações que podem ser extraídas dele.
Resumen : This work aims to develop an interactive dashboard for academic management with key indicators of the Process Control and Automation Engineering at UFBA to support the Collegiate's decision making. Data was processed using the Python programming language integrated with Power BI®, a software used for visual representation of information. The dashboard enables the examination of curricular courses that have a strong dependence on suggested prerequisites in the curriculum, measuring the approval and failure rates concerning the anticipation or delay in course enrollments, and observe these relationships per semester. Furthermore, it allows the analysis of individual student performance and provides support for academic planning based on course recommendations. The Academic Dashboard CCECA is a tool that follows the best practices of a user-friendly interface and can be updated with new data semester by semester, adding value to the analyses and information that can be extracted from it.
Palabras clave : Dashboard
Power BI
Python
Indicadores de Gestão Acadêmica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38870
Fecha de publicación : 13-dic-2023
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia de Controle e Automação de Processos (Escola Politécnica)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jonathas Miranda Lima.pdf4,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.