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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38947
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A construção do conceito de algoritmo em livros didáticos de computação por meio da transposição didática externa.
Otros títulos : The construction of the algorithm concept in computer science textbooks through external didactic transposition.
metadata.dc.creator: Corlett, Emilayne Feitosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Matos, Ecivaldo de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Matos, Ecivaldo de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Rebouças, Ayla Débora Dantas de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Maria Carolina Santos de
metadata.dc.description.resumo: Na Educação Básica brasileira, o livro didático na maioria das vezes é o principal recurso pedagógico utilizado pelo professor no estímulo à construção dos conhecimentos pelos alunos, assim, é considerado um objeto direcionador no trabalho docente e importante referencial de estudos para o estudante. Sua utilização tem vantagens como não requerer infraestrutura física específica para ser utilizado, ser um material passível de reutilização e ser distribuído gratuitamente nas instituições públicas de Educação. Ademais, o livro didático é elaborado com a intencionalidade de ser uma versão didatizada do conhecimento científico para fins educacionais, destinado ao público escolar. Essa didatização, chamada de Transposição Didática Externa e proposta por Yves Chevallard, é uma abordagem relacionada a transformação de saberes científicos em objetos de ensino adequados ao âmbito escolar em que se insere. Dessa forma, tendo em vista o movimento nacional para inserção do ensino de computação na escola brasileira, a ausência de livros didáticos específicos para o ensino de computação, bem como a escassez de estudos sobre os processos de didatização do conhecimento científico de computação, esta pesquisa objetivou investigar a construção do conceito de algoritmo em livros de computação (usados na escola) por meio da Transposição Didática Externa. Para isso, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa e perspectiva documental, com uso da técnica de Análise de Conteúdo para análise de três livros de computação, dentre os quais, um foi utilizado como referência conceitual. Destarte, foram identificadas manifestações de Transposição Didática Externa do conceito de algoritmo nos livros que viabilizaram os dois planos de análise da pesquisa, no domínio científico e no escolar, além disso, foram encontradas mudanças e simplificações que pressupõem a existência de cuidados para que a transposição do conhecimento não realizasse apenas um resumo do conceito original.
Resumen : In Brazilian Basic Education, the textbook is most often the main pedagogical resource used by the teacher to stimulate the construction of knowledge by the students, thus, it is considered a guiding object in the teaching work and an important reference of studies for the student. Its use has advantages such as not requiring specific physical infrastructure to be used, being a material that can be reused and being distributed free of charge in public educational institutions. Furthermore, the textbook is designed with the intention of being a didactic version of scientific knowledge for educational purposes, aimed at the school public. This didactic approach, called External Didactic Transposition and proposed by Yves Chevallard, is an approach related to the transformation of scientific knowledge into teaching objects appropriate to the school environment in which it operates. Thus, in view of the national movement to insert computing teaching in Brazilian schools, the absence of specific textbooks for teaching computing, as well as the scarcity of studies on the didactic processes of scientific knowledge of computing, this research aimed to investigate the construction of the concept of algorithm in computing books (used at school) through External Didactic Transposition. For this, an investigation was carried out with a qualitative approach and a documental perspective, using the Content Analysis technique to analyze three computer books, among which, one was used as a conceptual reference. Thus, manifestations of External Didactic Transposition of the concept of algorithm were identified in the books that made the two plans of analysis of the research feasible, in the scientific domain and in the school domain, in addition, changes and simplifications were found that presuppose the existence of care so that the transposition of knowledge did not just carry out a summary of the original concept.
Palabras clave : Transposição didática externa
Livro didático
Algoritmo
Educação em computação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Matemática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCOMP) 
Citación : CORLETT, Emilayne Feitosa. A construção do conceito de algoritmo em livros didáticos de computação por meio da transposição didática externa. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Matemática e Estatística - IME, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Bahia), 2019.
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38947
Fecha de publicación : 21-may-2019
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGCOMP)

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