Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38979
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O ensino não cotidiano não basta:contribuições a partir de Agnes Heller para pensar o ensino de ciências na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
metadata.dc.creator: Souza, Meiriane Conceição de
metadata.dc.contributor.advisor1: Messeder Neto, Hélio da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Messeder Neto, Hélio da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Penha, Abraão Felix
metadata.dc.contributor.referee3: Siqueira, Rafael Moreira
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de investigar a Teoria de Agnes Heller na perspectiva histórico-crítica. A relação entre o cotidiano e o ato pedagógico tem sido cenário de muitas discussões na área de Ensino de Ciências, principalmente por meio do pressuposto da valorização dos conhecimentos que se revelam no cotidiano. Muitas dessas discussões se fundamentam no estudo desenvolvido por Heller sobre o cotidiano e o não cotidiano. A filósofa marxista desenvolveu a sua teoria alicerçando os seus estudos a partir do método de investigação denominado Materialismo Histórico-Dialético (MHD) e enfatiza que o sentido atribuído ao termo cotidiano é relacionado com atividades voltadas para a reprodução do sujeito, portanto, nessa teoria, a concepção empregada à expressão cotidiano não é de dia a dia. No entanto, apesar dos trabalhos que analisamos se fundamentarem no estudo desenvolvido por Heller, não percebemos uma reflexão profunda quanto à concepção de cotidiano empregada por esses autores. Por conseguinte, procuramos conhecer qual o sentido atribuído ao termo cotidiano nos trabalhos consultados e, simultaneamente, analisamos como as características que compõem as categorias do estudo de Heller têm se manifestado nestes trabalhos. Disto, elaboramos três categorias de análise: equivalência entre o cotidiano e a temporalidade; ausências conceituais dos termos que compõem a teoria do cotidiano; e fragilidades do conceito de alienação. Mas não nos pareceu suficiente apenas divulgar os resultados dessas análises sem oferecer maiores contribuições acerca da temática. Dessa forma, com o intuito de contribuir para um ensino que corrobora com a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), elaboramos as seguintes sínteses: o ensino não deve se pautar no cotidiano, mas cotidiano não é dia a dia; e o ensino deve ser humanizado e contrário à alienação.
Resumen : This research aimed to investigate Agnes Heller's Theory from a historical-critical perspective. The relationship between everyday life and the pedagogical act has been the subject of many discussions in the field of science education, especially based on the assumption of valuing the knowledge that emerges in everyday life. Many of these discussions are grounded in Heller's study of the everyday life and the non-everyday. The Marxist philosopher developed this theory based on the research method called historical dialectical materialism and emphasized that the term "everyday life" in this theory refers to activities aimed at the subject's reproduction, so in this theory, the concept of "everyday life" is not synonymous with "day-to-day." However, despite the works we analyzed being based on Heller's study, we did not find a deep reflection on the conception of the everyday life employed by these authors. Therefore, we sought to understand the meaning attributed to the term "everyday life" in the consulted works and simultaneously analyzed how the characteristics that make up Heller's study categories have been manifested in these works. Based on this, we developed three categories of analysis: equivalence between the everyday life and temporality, conceptual absences of the terms that make up the theory of the everyday life, and weaknesses in the concept of alienation. However, it did not seem sufficient to us to disseminate the results of these analyses without offering further contributions on the subject. Thus, with the aim of contributing to an education that aligns with historicalcritical pedagogy, we formulated the following summaries: education should not be based on the everyday life, but the everyday life is not the same as day-to-day; and education should be humanized and opposed to alienation.
Palabras clave : Pedagogia Histórico-crítica
Heller, Ágnes – 1929-2019
Ciência - Estudo e Ensino
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências humanas
Ciências sociais aplicadas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Citación : SOUZA, Meiriane Conceição de. O ensino não cotidiano não basta: contribuições a partir de Agnes Heller para pensar o ensino de ciências na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. 2023. Dissertação (Mestrado acadêmico) - Faculdade de educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38979
Fecha de publicación : 29-sep-2023
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGEFHC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO - Meiriane Conceição de Souza.pdfDissertação - Meiriane Conceição de Souza1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.