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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39013
metadata.dc.type: Tese
Título : Mobilidade artística e diplomacia cultural não estatal: um estudo sobre a associação cultural Videobrasil
Otros títulos : Artistic mobility and non-state cultural diplomacy: a Videobrasil association study
metadata.dc.creator: Campos, Monique Badaró
metadata.dc.contributor.advisor1: Laniado, Ruthy Nadia
metadata.dc.contributor.referee1: Rubim, Antonio Albino Canelas
metadata.dc.contributor.referee2: Lessa, Mônica Leite
metadata.dc.contributor.referee3: Severino, José Roberto
metadata.dc.contributor.referee4: Doring, katharina
metadata.dc.contributor.referee5: Laniado, Ruthy Nadia
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho busca discutir as ações internacionais de agentes culturais não estatais e sua possível repercussão sobre a diplomacia cultural do país, no sentido de contribuir para projetar imagem positiva por meio da inserção da produção simbólica nacional no circuito global. Toma como base a atuação da Associação Cultural Videobrasil, organização brasileira sem fins lucrativos especializada em artes visuais com forte atuação na promoção do intercâmbio e mobilidade da produção artística dos países do hemisfério sul. A partir de pesquisa documental e entrevistas com agentes privados do segmento, investiga como os atores culturais se organizam face às transformações provocadas pela globalização e o aumento sem precedentes das trocas culturais. São examinadas as principais estratégias utilizadas, os desafios enfrentados pelos agentes não estatais e o alcance que a sua atuação representa para a inserção qualificada de artistas visuais brasileiros no campo inter(trans)nacional de arte contemporânea. A atuação desse agente não estatal é analisada em três eixos: (a) papel da produção cultural na projeção internacional dos países e lutas para sua legitimação no mundo globalizado, (b) reconfiguração das estratégias nacionais de ação externa e (c) presença do não governamental na diplomacia cultural. A diplomacia cultural oficial brasileira e especialmente a art diplomacy poderiam atuar em colaboração com os agentes culturais privados, absorvendo as dinâmicas do mundo da arte, renovando a sua atuação e angariando resultados em termos de aquisição de capital cultural e simbólico para o país. É sob a ótica da capacidade dos agentes não estatais de fortalecer a reputação do Brasil em todo o mundo, por meio de dinâmicas de interação que lhes são próprias, força ainda pouco explorada pelo governo brasileiro, que o presente trabalho pretende contribuir para os estudos sociológicos e de relações internacionais no campo da cultura e diplomacia cultural.
Resumen : This work seeks to discuss the international actions of non-state cultural agents and their possible repercussion on the country's cultural diplomacy, contributing to project a positive image through the insertion of national symbolic production in the global circuit, based on the performance of the Associação Cultural Videobrasil , a Brazilian non-profit organization specializing in the visual arts, with a strong role in promoting the exchange and mobility of artistic production in the Global South countries. Based on documentary research and some interviews with private sector agents, it seeks to understand how cultural actors are organizing themselves in the face of the transformations provoked by globalization and the unprecedented increase of cultural exchanges. The main strategies used and the challenges faced by non - state actors and the scope of their performance for the qualified insertion of Brazilian visual artists in the inter (trans) national contemporary art field will be examined. The role of this non-state actor in the diffusion of Brazilian artistic creation will be analyzed according to three axes: (a) the role of cultural production in the international projection of the countries and struggles for their legitimation in the globalized world, (b) reconfiguration of national strategies for external action and (c) non governmental presence in cultural diplomacy. The official Brazilian Cultural Diplomacy, and especially the art diplomacy, could work in collaboration with private cultural agents, absorbing the dynamics of the art world, renewing its performance and garnering results in terms of the acquisition of cultural and symbolic capital for the country. It is from the point of view of the capacity of non-state actors to strengthen Brazil's reputation throughout the world, through their own interaction dynamics, a force not yet explored by the Brazilian government, which the present work intends to contribute to sociological studies and international relations in the field of cultural and cultural diplomacy.
Cette thèse examine les actions internationales des acteurs culturels non étatiques et leurs possibles répercussions sur la diplomatie culturelle du Pays. Nous évaluerons comment, en s´appuyant sur la performance de l'Association culturelle Videobrasil, ces actions internationales contribuent à projeter une image positive par à l'inclusion de la symbolique nationale dans la scène artistique mondiale. Videobrasil est une organisation brésilienne à but non lucratif spécialisée dans les arts visuels, qui joue un rôle important dans la promotion de l'échange et de la mobilité de la production artistique des pays de l'hémisphère sud. A partir de la recherche documentaire et des entrevues avec certains acteurs du secteur privé, nous cherchons à comprendre comment les acteurs culturels s’organisent face aux transformations induites par la mondialisation et l'augmentation sans précédent des échanges culturels. Nous observerons les principales stratégies utilisées, les défis rencontrés par les acteurs non étatiques, la portée de leurs performances pour l'insertion d'artistes plasticiens brésiliens dans le domaine de l'art contemporain inter (trans) national. L’action de l'agent non étatique dans la diffusion de la création artistique brésilienne sera analysée selon trois axes: (a) Le rôle de la production culturelle dans la projection internationale du pays et les luttes pour sa légitimité dans le monde globalisé, (b) La reconfiguration des stratégies nationales pour l'action culturelle extérieure et c)l La présence d'acteurs non gouvernementaux dans la diplomatie culturelle. La diplomatie culturelle officielle du Brésil et surtout sa diplomatie dans le domaine artistique pourrait agir en collaboration avec les Agents culturels privés, intégrant ainsi la dynamique du monde de l'art. Ceci lui permettrait de développer ses opérations et d'augmenter ses résultats en termes d'acquisition du capital culturel et symbolique pour le pays. Cette thèse a bien pour objectif de contribuer aux études sociologiques et des relations internationales dans les domaines de la diplomatie et de la Culture. Pour cela elle s'appuie sur l'examen de la capacité des acteurs non étatiques, à renforcer la réputation du Brésil dans le monde par le dynamisme de leurs propres interactions, force , jusque là peu explorée par le gouvernement brésilien.
Palabras clave : Diplomacia cultural
Art diplomacy
Agentes não estatais
Mobilidade artística internacional
metadata.dc.subject.cnpq: 7.00.00.00-0
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39013
Fecha de publicación : 24-sep-2018
Aparece en las colecciones: Tese (PPGCS)

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