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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39140
metadata.dc.type: Tese
Título : Vozes do Cruzêro: trajetos poéticos por uma cena cabocla.
metadata.dc.creator: Guaraldo, Lineu Gabriel
metadata.dc.contributor.advisor1: Rangel, Sonia Lucia
metadata.dc.contributor.referee1: Colla, Ana Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Hebe Alves da
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, George Mascarenhas de
metadata.dc.contributor.referee4: Consentino, Marianne Tezza
metadata.dc.contributor.referee5: Rangel, Sonia Lucia
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objeto principal o espetáculo solo Vozes do Cruzêro e seu processo criativo, desenvolvido e encenado em diálogo articulado entre práticas cênicas ligadas ao teatro e duas expressões artísticas contemporâneas, oriundas da Zona da Mata Norte de Pernambuco: 1) o Cavalo Marinho e 2) o Maracatu de Baque Solto. Dentre os princípios operadores identificados ao longo do percurso criativo, destaca-se a imagem arquetipal da Encruzilhada, da qual emerge a figura do Caboclo, eleita como força motriz do processo. A imagem do Caboclo é aqui estudada e abordada por meio da manifestação recorrente de sua presença em diferentes práticas religiosas e artísticas da Mata Norte: o Cavalo Marinho, o Caboclinho, o Maracatu de Baque Solto, a Umbanda e a Jurema Sagrada. O objetivo maior deste estudo foi transformar esse material poético em diálogo associativo às práticas cênicas do teatro na contemporaneidade, além de trazê-lo para uma encenação-solo, na qual o autor da tese atua como ator-encenador, traduzindo o trajeto de uma cena cabocla, expressão que, durante o percurso, foi denominada como epistemologia cabocla. A pesquisa assume caráter artístico compreensivo e transdisciplinar, inspirado na abordagem para processos criativos cênicos proposta pela professora Sonia Rangel, apoiando-se no entrecruzamento de pensamentos de diferentes vertentes, sobretudo do campo do Imaginário, na perspectiva do pensar por imagens de Gaston Bachelard e Gilbert Durand. No campo da criação cênica, adotam-se procedimentos poéticos inspirados na experiência do autor junto às propostas desenvolvidas pelo grupo Lume Teatro, em diálogo com técnicas e práticas aprendidas junto aos sambadores de Maracatu de Baque Solto e Cavalo Marinho. Na linha Poéticas e Processos de Encenação, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-ETUFBA), o espetáculo integra a tese, não apenas como ilustração de um pensamento poético, mas como resultado material e imaterial, cuja criação cênica e escrita dramatúrgica compartilham da mesma autoria e dos mesmos princípios operativos.
Resumen : The main object of this research is the solo spectacle Vozes do Cruzêro and this creative process, developed and staged in an articulated dialogue between scenic practices linked to theater and two contemporary artistic expressions from the Zona da Mata Norte of Pernambuco brazilian state: 1) the Cavalo Marinho and 2) the Maracatu de Baque Solto. Among the operating principles identified along the creative path, the archetypal image of the Encruzilhada (crossroads) stands out, from which emerges the figure of the Caboclo, elected as the driving force of the process. The image of the Caboclo is studied and approached here through the recurrent manifestation of its presence in different religious and artistic practices of the Zona da Mata Norte: the Cavalo Marinho, the Caboclinho, the Maracatu de Baque Solto, the Umbanda and the Jurema Sagrada. The main objective of this study was to transform this poetic material, in associative dialogue to the scenic practices of the theater in the contemporaneity, and also to bring it to a solo staging, in which the author of the thesis acts as actor- director, translating the path of a cabocla scene that is an expression of what in the course was called cabocla epistemology. The research assumes a comprehensive and transdisciplinary artistic character, inspired by the approach to scenic creative processes proposed by Sonia Rangel, based on the intersection of thoughts from different strands, especially from the field of the Imaginary, in the perspective of thinking through images of Bachelard and Durand. In the field of scenic creation, poetic procedures are adopted inspired by the author's experience along with the proposals developed by the Lume Teatro, in dialogue with techniques and practices learned from the sambadores of Maracatu de Baque Solto and Cavalo Marinho. In the line Poéticas e Processos de Encenação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-ETUFBA), the spectacle integrates the thesis not only as an illustration of a poetic thought, but as a material and immaterial result, whose scenic creation and dramaturgical writing share the same authorship and the same operating principles.
Palabras clave : Artes Cênicas
Contemporaneidade
Processos criativos
ator-encenador
Epistemologia Cabocla
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39140
Fecha de publicación : 27-sep-2023
Aparece en las colecciones: Tese (PPGAC)

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