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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39163
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jornalistas-influenciadores da editoria de Política: potencialização de capital social e engajamento com a audiência no Twitter/X
Autor(es): Santos, Leonardo Lima dos
Primeiro Orientador: Vieira, Lívia de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Lívia de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Fontes, Maria Lucineide Andrade
metadata.dc.contributor.referee3: Barbosa, Suzana
Resumo: Esta monografia apresenta um estudo sobre a utilização da rede social Twitter/X por jornalistas-influenciadores da editoria de Política. O trabalho aborda conceitos centrais sobre a presença da profissão e do profissional na internet, como capital social, engajamento, rosto público, apropriação e influenciadores digitais. Além de contextualizar a adaptação do jornalismo às novas dinâmicas online, os objetivos específicos da pesquisa dizem respeito a identificar, segmentar e analisar qualitativamente o perfil e o engajamento de jornalistas da editoria. Essas observações são feitas a partir da coleta manual de posts dos jornalistas Andréia Sadi, Guilherme Amado e Mônica Bergamo, realizadas em dois períodos. O trabalho nos permite concluir que, em função da lógica da plataforma e do uso estratégico de suas ferramentas, jornalistas com muito engajamento se destacam no Twitter/X ao reforçarem e explorarem suas personas profissionais e pessoais, exercendo diferentes tipos de influência junto à audiência.
Abstract: This monograph presents a study on the use of the social network Twitter/X by journalist-influencers in the Politics section. The work addresses central concepts about the presence of the profession and professional on the internet, such as social capital, engagement, public face, appropriation and digital influencers. In addition to contextualizing the adaptation of journalism to new online dynamics, the specific objectives of the research concern identifying, segmenting and qualitatively analyzing the profile and engagement of journalists in the editorial department. These observations are made from the manual collection of posts by journalists Andréia Sadi, Guilherme Amado and Mônica Bergamo, carried out in two periods. The work allows us to conclude that, due to the logic of the platform and the strategic use of its tools, highly engaged journalists stand out on Twitter/X by reinforcing and exploring their professional and personal personas, exerting different types of influence on the audience.
Palavras-chave: Jornalista-influenciador
Twitter/X
Engajamento
Audiência
Capital social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
Citação: Santos, Leonardo Lima dos. Jornalistas-influenciadores da editoria de Política: potencialização de capital social e engajamento com a audiência no Twitter/X. Orientadora: Lívia de Souza Vieira, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação com habilitação em Jornalismo) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39163
Data do documento: 5-Dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

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