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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39169
Tipo: Tese
Título: Docência podcaster e valor formacional: uma etnopesquisa-formação na cibercultura
Título(s) alternativo(s): Teaching-podcaster and training value: an ethnoresearch-training in cyberculture
Teaching-podcaster and training value: an ethnoresearch-training in cyberculture
Autor(es): Olivatto, Bruno Leonardo Calmon de Siqueira
Olivatto, Bruno Leonardo Calmon de Siqueira
Primeiro Orientador: Macedo, Roberto Sidnei
metadata.dc.contributor.referee1: Macedo, Roberto Sidnei
metadata.dc.contributor.referee2: Paim, Ana Verena Freitas
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Edméa
metadata.dc.contributor.referee4: Fontes, Isaura Santana
metadata.dc.contributor.referee5: Silva, Sérgio Luiz Pereira da
Resumo: Esta tese se insere no campo dos estudos em currículo e formação, se movendo nas/pelas artes de fazer da docência contemporânea, em contexto de cibercultura. Sua investigação, sob abordagem metodológica da etnopesquisa-formação, interessada, especialmente, em compreender práticas, modos, jeitos, sentidos, intencionalidades e atos inventivos que estão sendo forjados nas práticas educativas cotidianas de professoras e professores, considerando os múltiplos espaçotempos de aprendizagem amplificados graças às tecnologias conectadas da informação e comunicação. Particularmente, o estudo intenciona revelar o fenômeno da docência-podcaster, buscando compreender- por meio de práticas audioautorais em ambiência de colaboração promovida por uma ONG de educação- o valor formacional da experiência, a partir das dinâmicas dos etnométodos constitutivos de atos ciberculturais de currículo empregados pelos sujeitos-participantes em interação. E para a realização deste intento, a tese - inicialmente - apresenta a complexidade contemporânea sob as tramas do neoliberalismo, acentuando o paradigma da ‘economia da atenção’ no qual todos nós (incluídos os sujeitos da pesquisa) estamos inseridos. Em seguida, situa o fenômeno podcast como linguagem cultural emergente e suas inspirações no rádio, ressaltando a potência das narrativas em voz na influenciação e formação públicas. Mais adiante, problematiza a noção clássica dos ‘etnométodos’ para lançar-se na ousadia de propor uma atualização conceitual do termo: ‘netnométodos’. Na sequência, apresenta narrativas do campo, identifica heurísticas singulares do coletivo, faz análises e produz compreensões a partir das processualidades experienciais dos sujeitos, expressões criativas que alteram acontecimentos e a cena social e cultural do currículo na contemporaneidade. Por fim, a tese procura compreender a natureza dos processos identitários do fenômeno da docência-podcaster, enquanto ato cibercultural de currículo, evidenciando suas práticas situadas como singulares autorias curriculares.
Abstract: This thesis falls within the field of curriculum and training studies, moving in/through the arts of contemporary teaching, in the context of cyberculture. Her investigation, under the methodological approach of ethnoresearch-training, is interested, especially, in understanding practices, modes, ways, meanings, intentions and inventive acts that are being forged in the daily educational practices of teachers, considering the multiple amplified learning spaces-times thanks to connected information and communication technologies. Particularly, the study intends to reveal the phenomenon of teaching-podcaster, seeking to understand- through audio-authoring practices in a collaborative environment promoted by an education NGO- the training value of the experience, based on the dynamics of the ethnomethods constituting cybercultural acts of curriculum employed by the subjects-participants in interaction. And to achieve this aim, the thesis- initiallypresents contemporary complexity under the framework of neoliberalism, accentuating the paradigm of the 'attention economy' in which all of us (including the research subjects) are inserted. It then situates the podcast phenomenon as an emerging cultural language and its inspirations in radio, highlighting the power of voice narratives in influencing and public formation. Further on, it problematizes the classic notion of ‘ethnomethods’ to launch the bold move of proposing a conceptual update of the term: ‘netnomethods’. Next, it presents narratives from the field, identifies unique heuristics of the collective, analyzes and produces understandings based on the subjects' experiential processes, creative expressions that alter events and the social and cultural scene of the curriculum in contemporary times. Finally, the thesis seeks to understand the nature of the identity processes of the teaching-podcaster phenomenon, as a cybercultural act of curriculum, highlighting its practices situated as singular curricular authorships.
Palavras-chave: Docência-Podcaster
Podcast
Cibercultura
Formação
Formação de professores
Currículo
Etnopesquisa-formaçao
Etnométodos
Netnométodos
Práticas educativas
CNPq: Ciências humanas
Educação
Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: OLIVATTO, Bruno. Docência-podcaster e valor formacional: uma etnopesquisa-formação na cibercultura. 371 fl. Orientador: Roberto Sidnei Macedo. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39169
Data do documento: 30-Nov-2023
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