https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39176
Tipo: | Tese |
Título: | Questões sociocientíficas na formação de professores: caminhos para uma educação científica intercultural |
Título(s) alternativo(s): | Socioscientific issues in teacher training: paths towards intercultural science education |
Autor(es): | Cunha, Camila |
Primeiro Orientador: | Baptista, Geilsa Costa Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Baptista, Geilsa Costa Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pagan, Alice Alexandre |
metadata.dc.contributor.referee3: | Brito, Nadenka Beatriz Melo |
metadata.dc.contributor.referee4: | Nunes Neto, Nei de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee5: | Almeida, Rosileia de Oliveira |
Resumo: | Considerando a perspectiva da educação científica intercultural, desenvolvemos uma pesquisa que se propôs a investigar os caminhos teóricos e metodológicos para as questões sociocientíficas no contexto da formação de professores de Biologia sensíveis à diversidade cultural. A educação científica intercultural faz uma leitura da realidade escolar sob a ótica cultural e nos coloca frente ao entendimento da ciência enquanto uma dentre as tantas culturas existentes. Aborda a escola como espaço de encontro cultural, que comumente reverbera em conflitos e convergências, quando em diálogo com as culturas dos estudantes. Ensinar ciências é, portanto, ensinar outra cultura e a maneira como ensinamos essa cultura faz toda diferença na aprendizagem. Pautar um ensino assim, pressupõe também, o desenvolvimento de uma formação de professores interculturais, ou mesmo, culturalmente sensíveis. Na busca por caminhos que pudessem proporcionar essa formação a futuros professores, investigamos como as questões sociocientíficas podem ser produtivas na promoção dessa formação. Para alcançar esse objetivo, julgamos produtivos os seguintes objetivos específicos: 1) Delimitar um entendimento sobre a educação científica intercultural e a formação de professores sensíveis à diversidade cultural; 2) Discutir a natureza das questões sociocientíficas, seus direcionamentos pedagógicos e usos didáticos em diálogo com a formação de professores sensíveis à diversidade cultural; 3) Desenvolver princípios de design e uma intervenção educacional na formação de professores de Biologia envolvendo questões sociocientíficas e o desenvolvimento da sensibilidade à diversidade cultural; e 4) Avaliar a validade e adequação de princípios de design a partir da análise de uma intervenção educacional. Na convergência entre esses dois loci de pesquisa, surgem princípios de design e uma proposta de intervenção construídos a partir do percurso metodológico empreendido pela Pesquisa de Design Educacional. Foram elaborados quatro princípios de design que juntos estruturaram um curso de curta duração aplicado entre os meses de agosto de outubro de 2021 no contexto do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Feira de Santana. A elaboração dos princípios de design foi baseada na revisão de literatura acerca da educação científica intercultural, a formação docente nela baseada e das questões sociocientíficas. Foram validados três dos quatro princípios de design a partir da análise de episódios de ensino e do diário de campo da pesquisadora. Os princípios de design receberam nomeações que sintetizam suas finalidades frente à formação de professores sensíveis à diversidade cultural, são eles: 1) Pluralidade de razões; 2) Reflexões epistemológicas e negociação de significados; 3) Diálogo intercultural. Além da validação desses princípios tivemos como resultado a indicação da ampliação do tempo da intervenção a fim de contemplar o quarto princípio de design – Sensibilidade Intercultural. Consideramos, por fim, que nossos princípios de design e nossa intervenção podem fazer avançar aspectos cognitivos, afetivos, comportamentais e éticos de professores de ciências e que estejam orientados para o respeito e consideração das diversas culturas que se encontram nas salas de aula. |
Abstract: | Considering the perspective of intercultural science education, we carried out a research project to investigate theoretical and methodological approaches to socio-scientific issues in the context of training biology teachers who are sensitive to cultural diversity. Intercultural science education reads school reality from a cultural perspective and brings us face to face with the understanding of science as one of many existing cultures. It approaches the school as a space for cultural encounters, which often reverberate in conflicts and convergences, when in dialog with the students' cultures. Teaching science is therefore teaching another culture and the way we teach this culture makes all the difference to learning. Teaching in this way also presupposes the development of intercultural, or even culturally sensitive, teacher training. In the search for ways to provide this training for future teachers, we investigated how socio-scientific issues can be productive in promoting this training. To achieve this goal, we considered the following specific objectives to be productive: 1) Delimit an understanding of intercultural science education and the training of teachers sensitive to cultural diversity; 2) Discuss the nature of socioscientific issues, their pedagogical directions and didactic uses in dialogue with the training of teachers sensitive to cultural diversity; 3) Develop design principles and an educational intervention in the training of Biology teachers involving socioscientific issues and the development of sensitivity to cultural diversity; and 4) Evaluate the validity and suitability of design principles based on the analysis of an educational intervention. At the convergence of these two research sites, design principles and an intervention proposal emerged, built on the methodological path undertaken by Educational Design Research. Four design principles were developed which together structured a short course applied between August and October 2021 in the context of the Pedagogical Residency Program at the State University of Feira de Santana. The development of the design principles was based on a review of the literature on intercultural science education, teacher training based on it and social and scientific issues. Three of the four design principles were validated based on the analysis of teaching episodes and the researcher's field diary. The design principles were given names that summarize their aims in terms of training teachers who are sensitive to cultural diversity: 1) Plurality of reasons; 2) Epistemological reflections and negotiation of meanings; 3) Intercultural dialogue. In addition to validating these principles, we also found that the intervention time should be extended to include the fourth design principle - Intercultural Sensitivity. Finally, we believe that our design principles and our intervention can advance cognitive, affective, behavioral and ethical aspects of science teachers and that they are oriented towards respect and consideration of the diverse cultures found in classrooms. |
Palavras-chave: | Educação científica intercultural Questões sociocientíficas Formação de professores Pesquisa de design educacional Ciência - Estudo e ensino Professores - formação Educação multicultural |
CNPq: | Ciências humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39176 |
Data do documento: | 22-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGEFHC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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