Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39196
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Extensão e formação de professores/as: o papel dos programas de extensão como estratégia para o ensino das relações étnico-raciais no centro de formação de professores/as -UFRB
metadata.dc.creator: Oliveira, Laisa Araujo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Jesus, Rita de Cássia Dias Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pimentel, Adriana Miranda
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Georgina Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rosangela Souza da
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Andreia Barbosa dos
metadata.dc.contributor.referee4: Jesus, Rita de Cássia Dias Pereira de
metadata.dc.description.resumo: Nos espaços universitários, ações de extensão com temas sobre raça e negritude têm apontado como importantes meios de diálogos e formações. Nos centros de formação de professores/as , o diálogo se faz ainda mais necessário. No entanto, é importante compreender como o desenvolvimento das ações extensionistas têm permitido trocas e de que forma tem alcançado o corpo estudantil. Nesse sentido, buscamos compreender como objetivo central deste estudo, as percepções dos estudantes de licenciatura do Centro de Formação de Professores/as , da Universidade Federal do Recôncavo Bahia/UFRB, sobre como as ações realizadas pelos programas de extensão: Pet Afirmação, Poéticas Periféricas e Cafuné impactam em sua formação. Tais programas possuem como objetivo principal, trazer em torno da extensão, o debate acerca das discussões Étnico-Raciais. Essa é uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória que utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, realizada com 8 estudantes, sendo um de cada curso do CFP, em diferentes períodos semestrais. Além disso, como forma de delimitação dos programas envolvidos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as três coordenadoras dos programas. Esta pesquisa nos possibilitou conhecer como têm sido desenvolvidas as atividades extensionistas no Centro de Formação de Professores/as , entendendo como essas ações têm se norteado e sobre como tem alcançado a comunidade estudantil do Centro. Também aponta caminhos de uma formação para as Relações Étnico-Raciais, permitida por meio das ações de extensão, que tem não só possibilitado aos estudantes do Centro de Formação de Professores/as/CFP a permanência qualificada nesse espaço de formação superior, como também possibilitado o acesso a discussões necessárias à formação sociopolítica e profissional, como raça e diversidade nos espaços acadêmicos.
Resumen : In this research, we aim to understand, through the perceptions of undergraduate students at the Teacher Training Center of the Federal University of Recôncavo Bahia/UFRB, how the actions carried out by the extension programs: Pet Afirmação, Poéticas Periféricas, and Cafuné impact or do not impact their academic formation. Both programs have as their main objective to foster discussions on Ethnic-Racial issues within the context of extension activities. In university settings, extension actions with themes related to race and blackness have proven to be essential for dialogues and educational development. In the case of a Teacher Training Center, this dialogue becomes even more crucial. However, it is important to understand how their development has facilitated these exchanges and how they have reached the student body of the center. In this vein, this research takes a qualitative approach. For this purpose, an exploratory field research was conducted. To comprehend the students' perceptions, we used semi-structured interviews conducted with 8 students, one from each course at the center, each in different semester periods. Additionally, as a means of delimiting the programs involved, semi-structured interviews were conducted with the three program coordinators. This research allows us to understand how extension activities at the Teacher Training Center have been developed, how these actions have been guided, and how they have impacted the student community at the center. It also suggests pathways for Ethnic-Racial Relations education that may emerge through the actions offered by programs and projects engaged in racial discussions within academic spaces.
Palabras clave : Relações Étnico-Raciais
Extensão Universitária
Formação de Professores/as
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) 
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39196
Fecha de publicación : 8-dic-2023
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGEISU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Laisa Araujo de Oliveira. Dissertação PPGEISU .pdfDissertação. Laísa Araujo3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.