Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39218
Tipo: Tese
Título: Estado do conhecimento da pedagogia social brasileira: desafios da práxis transformadora na educação social
Título(s) alternativo(s): State of knowledge of brazilian social pedagogy: challenges of transformative practice in social education
Estado del conocimiento de la pedagogía social brasileña: desafíos de la práctica transformadora en la educación social
Autor(es): Santos, Vanessa Ribeiro dos
Primeiro Orientador: Leiro, Augusto Cesar Rios
metadata.dc.contributor.referee1: Moraes, Cândida Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Taffarel, Celi Nelza Zulke
metadata.dc.contributor.referee3: Reis, Daniela Santana
metadata.dc.contributor.referee4: Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee5: Machado, Érico Ribas
Resumo: Ao longo das últimas décadas, o diálogo sobre a pedagogia social vem sendo instituído e ampliado no contexto da Educação brasileira. Embora seja reconhecida internacionalmente como ciência, disciplina curricular, área de intervenção sociopedagógica, campo de pesquisa e profissão, apreender a complexidade da pedagogia social no cenário nacional torna-se desafio, devido à prevalência da prática sobre a teoria, bem como, à abrangência do campo, multidisciplinar e polissêmico. Nesse contexto, o estudo se delimitou a partir do objetivo geral de compreender o campo científico da pedagogia social brasileira em diálogo com os pressupostos da práxis transformadora, por meio da análise das teses e dissertações produzidas no Brasil. Ancorada na abordagem filosófica do materialismo histórico- dialético, e de caráter qualitativo, a metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, através de interlocução com autores materialistas referenciados. Por conseguinte, a tese apresenta as sínteses da pesquisa, tomando como referencial teórico preferencial, aportes que explicam a realidade brasileira concreta em sua historicidade, bem como, corroboram para a análise das totalidades que compõem o campo científico em questão. Desta forma, o estado do conhecimento explicita tendências e lacunas teóricas que chamam a atenção para novas pesquisas na área, ressalta a práxis dos educadores(as) sociais nos diversos espaços e públicos da educação social catalogados e sistematiza os constructos teóricos que confluem para a práxis transformadora da pedagogia social brasileira. A Pesquisa integra as produções do Grupo Mídias, Memórias, Educação e Lazer (MEL), atuante na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.
Abstract: Over the last few decades, the dialogue on social pedagogy has been established and expanded in the context of Brazilian Education. Although it is internationally recognized as a science, curricular discipline, area of socio-pedagogical intervention, field of research and profession, understanding the complexity of social pedagogy in the national scenario becomes a challenge, due to the prevalence of practice over theory, as well as the scope of the field, multidisciplinary and polysemic. In this context, the study was delimited by the general objective of understanding the scientific field of Brazilian social pedagogy in dialogue with the assumptions of transformative praxis, through the analysis of theses and dissertations produced in Brazil. Anchored in the philosophical approach of historical-dialectical materialism, and of a qualitative nature, the methodology adopted was bibliographical research of the state of knowledge type, through dialogue with referenced materialist authors. Therefore, this report presents the syntheses of the research, taking as its preferred theoretical reference, contributions that explain the concrete Brazilian reality in its historicity, as well as corroborating the analysis of the totalities that make up the scientific field in question. As a result, the state of knowledge explains trends and theoretical gaps that draw attention to new research in the area, highlights the praxis of social educators in the various cataloged spaces and audiences of social education and systematizes the theoretical constructs that converge into praxis transformative of Brazilian social pedagogy. The research is part of the Media, Memories, Educations and Leisure Group (MEL), Faculty of Education of the Federal University of Bahia.
Palavras-chave: Pedagogia social
Educação social
Educador (a) social
Práxis transformadora
Estado do conhecimento
Educação- Aspectos sociais
Práxis pedagógica
Transformação social
Educadores
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39218
Data do documento: 1-Nov-2023
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTADO DO CONHECIMENTO DA PEDAGOGIA SOCIAL BRASILEIRA.pdf4,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.