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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39285
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Determinação de vizinhança em rede veiculares ad hoc: uma análise dos tempos limite para entrega de mensagens
Other Titles: Neighborhood determination in ad hoc vehicular networks: an analysis of timeouts for message delivery
metadata.dc.creator: Santos, Cleber Brito
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Aline Maria Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sá, Alirio Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Aline Maria Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Allan Edgard Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Sampaio, Leobino Nascimento
metadata.dc.description.resumo: A detecção de vizinhança em redes veiculares ad hoc envolve a determinação de veículos vizinhos para uma organização colaborativa. Esse problema apresenta desafios em relação à comunicação entre veículos em redes veiculares devido à natureza dinâmica da rede, que provoca variações imprevisíveis na qualidade do canal de comunicação por conta de fatores, como condições ambientais, interferências e congestionamentos. Nesta dissertação, abordamos a detecção de vizinhança entre pelotões em redes dinâmicas, enfrentando desafios como a movimentação variada dos veículos e as interferências de edificações. A organização em pelotões representa um cenário relevante para o estudo em redes veiculares, uma vez que traz benefícios na qualidade do trânsito, como a redução do consumo de combustível, a melhoria do fluxo de tráfego e o aumento da segurança. Desenvolvemos um protocolo básico de comunicação, projetado para a comunicação entre líderes de pelotões, que garante o conhecimento mútuo entre eles, possibilitando a troca de informações essenciais para a detecção de vizinhança e o funcionamento colaborativo dos pelotões. Verificamos o protocolo utilizando o verificador de modelos PRISM. Utilizando este protocolo, realizamos experimentos para determinar os tempos necessários que ocorrem entre o envio e o recebimento de mensagens trocadas entre líderes de pelotões para a determinação de vizinhança. Realizamos experimentos em canais confiáveis e não confiáveis e determinamos tempos limite de progresso por meio de simulações utilizando o framework VEINS, que integra SUMO e OMNET++. Os resultados dos experimentos forneceram informações sobre os tempos limite de progresso em vários cenários que podem servir de referência para o desenvolvimento de aplicações relacionadas à comunicação em VANETs.
Abstract: Neighborhood detection in ad hoc vehicular networks involves determining neighboring vehicles for collaborative organization. This problem presents challenges to communication between vehicles in vehicular networks due to the dynamic nature of the network, which leads to unpredictable variations in the quality of the communication channel due to factors such as environmental conditions, interferences, and congestion. In this dissertation, we address the neighborhood detection between platoons in dynamic networks, facing challenges such as varied vehicle movements and building interferences. The platooning organization represents a relevant scenario for studying vehicular networks, as it brings benefits to traffic quality, such as fuel consumption reduction, traffic flow improvement, and increased safety. We have developed a basic communication protocol designed for communication between platoon leaders, which ensures mutual knowledge between them, enabling the exchange of essential information for neighborhood detection and collaborative operation of the platoons. We have verified the protocol using the PRISM model checker. Using this protocol, we conducted experiments to determine the required times that occur between the sending and receiving of messages exchanged between platoon leaders for neighborhood determination. We performed experiments on both reliable and unreliable channels and determined progress time bound through simulations using the VEINS framework, which integrates SUMO and OMNET++. The results of the experiments provided information about the progress time bound in various scenarios that can serve as a reference for the development of applications related to communication in VANETs.
Keywords: VANET (Redes ad-hoc veiculares)
Detecção de vizinhança
Tempo limite de progresso
Pelotão de veículos
Protocolo de comunicação
Verificação de modelos
Sistemas de comunicação móvel
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Computação - IC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCOMP) 
Citation: SANTOS, Cleber Brito. Determinação de vizinhança em rede veiculares AD HOC: uma análise dos tempos limite para entrega de mensagens. 2023. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) Instituto de Computação, Universidade Federal da Bahia, Salvador (Ba), 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39285
Issue Date: 5-Sep-2023
Appears in Collections:Dissertação (PGCOMP)

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