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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39293
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Carnaval de Salvador: Mercantilização e Produção de Espaços de Exclusão, Segregação e Conflito/
metadata.dc.creator: Dias, Clímaco César Siqueira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Maria Auxiliadora da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Maria Auxiliadora da
metadata.dc.contributor.referee2: Serpa, Angelo S. Perret
metadata.dc.contributor.referee3: Serra, Ordep José Trindade
metadata.dc.description.resumo: O carnaval moderno de Salvador sucede ao entrudo no final do século XIX, adotando, de início, modelos importados dos carnavais europeus. Entretanto, mesmo nessa fase, já conseguia imprimir a sua marca através das entidades que vinham à rua trazendo motivos africanos e que, mais tarde, seriam conhecidas como Afoxés. Ao longo do século XX, o carnaval foi incorporando as mais variadas manifestações culturais do lugar, embora isso sempre tivesse sido motivo de intensas disputas de classe e de etnias. Por isso, é possível afirmar que a festa, mesmo expressando as mais legítimas representações dos habitantes da cidade, sempre foi um palco de intensos conflitos que resultavam em exclusões e segregações, principalmente da população pobre e negra. A depender de fatores políticos, econômicos e de apropriação das técnicas, no carnaval sempre se alternaram momentos em que se davam com maior ou menor intensidade. Esta pesquisa tem como objeto de análise o período que abrange desde meados da década de 1980 até o momento atual, tendo essa escolha devido-se, basicamente, ao fato de que é nesse período que se aguçam vários conflitos decorrentes do crescimento exponencial da festa e da sua crescente transformação no espaço mercantil.
Abstract: Salvador's modern carnival follows Shrovetide at the end of the 19th century, initially adopting models imported from European carnivals. However, even at that stage, he was already able to make his mark through the entities that came to the streets bringing African motifs and that, later, would be known as Afoxés. Throughout the 20th century, carnival incorporated the most varied cultural manifestations of the place, although this had always been a reason for intense class and ethnic disputes. Therefore, it is possible to affirm that the party, even expressing the most legitimate representations of the city's inhabitants, has always been a stage for intense conflicts that resulted in exclusions and segregations, especially of the poor and black population. Depending on political, economic factors and the appropriation of techniques, carnival always alternated between moments that occurred with greater or lesser intensity. This research has as its object of analysis the period that spans from the mid-1980s to the present moment, with this choice being due, basically, to the fact that it is during this period that several conflicts arise resulting from the exponential growth of the party and of its growing transformation in the commercial space.
Keywords: Geografia Humana – Salvador (BA)
Carnaval - Salvador (BA) – Aspectos Econômicos
Carnaval - Salvador (BA) – Aspectos Sociais
Carnaval – Salvador (BA) – Mercantilização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEO) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39293
Issue Date: 23-Jan-2002
Appears in Collections:Dissertação (POSGEO)

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