Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39297
Tipo: Dissertação
Título: O samba vai à escola: o samba de roda como prática pedagógica decolonial
Título(s) alternativo(s): Samba goes to school: samba de roda as a decolonial pedagogical
Autor(es): Oliveira, Lindiana da Silva
Primeiro Orientador: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
metadata.dc.contributor.referee1: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
metadata.dc.contributor.referee2: Doring, Katharina
metadata.dc.contributor.referee3: Queiroz, Clécia Maria Aquino de
Resumo: O samba vai à escola: o samba de roda como prática pedagógica decolonial é um estudo sobre a inserção desta manifestação cultural afro-brasileira dentro do âmbito escolar. Neste sentido, a educação que a população brasileira obteve partiu de uma perspectiva eurocêntrica que silenciou as culturas afro-brasileiras, indígenas e africanas. Dentro das escolas, perpetuou-se as culturas do colonizador para serem reproduzidas/valorizadas/exaltadas, e a cultura brasileira como folclórica e secundária “homenageada” no dia 22 de agosto, considerado o dia do folclore brasileiro. Neste dia, as escolas enfatizam o samba de roda e a capoeira como manifestações folclóricas do Brasil. Nesse entendimento, este estudo buscou investigar o samba de roda no contexto escolar de forma a desmistificar que o samba de roda seja um elemento folclórico brasileiro, mas uma manifestaçao que pode ser trabalhada de forma interdisciplinar como uma proposta de prática pedagogica decolonial capaz de contribuir para uma educação intercultural e antirracista. Assim, esta dissertação tem como objetivo geral analisar de que forma seria possível construir uma proposta pedagógica sobre o samba de roda na escola. Desse modo, consiste na problematização acerca de como professores e professoras podem inserir o samba de roda em suas salas de aula. Neste sentido, procurei trazer este questionamento: de que forma eu poderia construir uma proposta pedagógica sobre o samba de roda em uma escola do município de Candeias-Bahia? Através dos momentos práticos durante as oficinas pedagógicas, dos diários de campo e de registros fotográficos busquei uma interação/articulação entre as práticas pedagógicas decoloniais e o samba de roda dentro do contexto escolar. A pesquisa revelou que é possível inserir o samba de roda em espaços escolares em perspectiva interdisciplinar, porém, precisa-se de políticas públicas voltadas a viabilizar e visibilizar esta prática dentro das escolas. A pesquisa apresenta reflexões conceituais sobre as experiências dos alunos na escola e a interação com as sambadeiras do samba de roda do distrito de Passé do Município Candeias/ Bahia. A pesquisa ressalta que falta ainda muito incentivo, comprometimento, investimentos e políticas públicas culturais direcionadas a realização do samba de roda e outras manifestações culturais afro-brasileiras dentro dos ambientes educacionais da Bahia e do Brasil.
Abstract: Samba goes to school: samba de roda as a decolonial pedagogical practice is a study on the insertion of this Afro-Brazilian cultural manifestation within the school context. In this sense, the education that the Brazilian population obtained came from a Eurocentric perspective that silenced Afro-Brazilian, indigenous and African cultures. Within schools, the colonizer's cultures were perpetuated to be reproduced/valued/exalted, and Brazilian culture as folkloric and secondary was “honored” on August 22nd, considered Brazilian folklore day. On this day, schools emphasize samba de roda and capoeira as Brazilian folkloric manifestations. In this understanding, this study sought to investigate samba de roda in the school context in order to demystify that samba de roda is a Brazilian folk element, but a manifestation that can be worked on in an interdisciplinary way as a proposal for a decolonial pedagogical practice capable of contributing to an intercultural and anti-racist education. Thus, this dissertation has the general objective of analyzing how it would be possible to build a pedagogical proposal about samba de roda at school. In this way, it consists of problematizing how teachers can insert samba de roda into their classrooms. In this sense, I tried to raise this question: how could I build a pedagogical proposal about samba de roda in a school in the city of Candeias-Bahia? Through practical moments during the pedagogical workshops, field diaries and photographic records, I sought an interaction/articulation between decolonial pedagogical practices and samba de roda within the school context. The research revealed that it is possible to insert samba de roda into school spaces from an interdisciplinary perspective, however, there is a need for public policies aimed at making this practice viable and visible within schools. The research presents conceptual reflections on the students' experiences at school and the interaction with the samba de roda samba dancers from the Passé district of the Candeias/ Bahia Municipality. Thus, the research highlights that there is still a lack of incentive, commitment, investment and public cultural policies aimed at performing samba de roda and other Afro-Brazilian cultural manifestations within the educational environments of Bahia and Brazil.
Palavras-chave: Educação
Escola.
Prática Pedagógica Decolonial
Samba de Roda
Educação - Aspectos sociais
Educação decolonial
CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39297
Data do documento: 20-Fev-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lindiana da Silva Oliveira. Dissertaçao.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.