Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39369
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Projeto de vida na escola: compreensão de si e projeção de novas narrativas
Other Titles: Life project at school: understanding oneself and projecting new narratives
metadata.dc.creator: Venas, Fabiana Moreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Vanessa Sievers de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Vanessa Sievers de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Alessandra Carbonero
metadata.dc.contributor.referee3: Fanizzi, Caroline
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem por objetivo discutir a temática do projeto de vida (PV) na escola, por um lado, à luz de estudos do filósofo Paul Ricoeur acerca da identidade narrativa, e por outro, a partir de uma pesquisa de campo realizada com estudantes do Colégio Estadual Georgina de Mello Erismann, situado em Feira de Santana, na Bahia. De acordo com Ricoeur (2016), compreendemo-nos por meio da narrativa da nossa história de vida, a qual revela a nossa identidade, que é capaz de integrar mudanças e se constrói de forma atrelada ao enredo da nossa história. Essa narrativa se desenvolve no tempo, conectando o que sabemos do passado com as nossas ações do presente e as projeções que fazemos para o futuro. A pesquisa de campo buscou conhecer o ponto de vista dos estudantes acerca de sua participação em atividades relacionadas ao projeto de vida. Nessa etapa da pesquisa, foram observados os encontros da oficina Escritas de Si, realizados no âmbito do PV, a qual desenvolveu atividades ligadas à subjetividade. Além disso, foram utilizadas, para coleta de dados, entrevistas com dez estudantes participantes. A oficina teve a participação de estudantes do Ensino Médio e teve duração de oito encontros, nos quais foram enfatizadas a compreensão de si e a interação com o outro na constituição de si. Por fim, este estudo ressalta que a abordagem do PV na escola precisa ser mais discutida, e busca dar a sua contribuição, dialogando com a concepção de identidade narrativa de Paul Ricoeur. A partir disso, sustenta que o PV, devido à amplitude da temática, que se relaciona com a história de vida dos sujeitos em sua completude, não pode ser condensado em um componente curricular, já que perpassa a formação escolar como um todo.
Abstract: This research aims at discussing the theme of Life Project (PV in its Portuguese acronym) at school, on the one hand, considering the studies by the philosopher Paul Ricoeur on narrative identity, and on the other, based on field research carried out with students from the Sate College Georgina de Mello Erismann, located in Feira de Santana, Bahia. According to Ricoeur (2016), we understand ourselves through the narrative of our life story, which reveals our identity, which May integrate changes and is constructed in a way linked to the plot of our story. This narrative develops over time, connecting what we know from the past with our actions in the present and projections we make for the future. Field research sought to understand the students’ viewpoint regarding their participation in activities related to their Life Project. At this stage in the research, meetings of the Writings of Self workshop were observed, held within the scope of PV, which developed activities linked to subjectivity. Furthermore, interviews with ten student participants were used for data collection. The workshop lasted eight meetings, in which understanding oneself and interaction with others in the constitution of oneself were emphasized. Finally, this study highlights that Life Project approach at school needs to be further discussed, and seeks to make its contribution, dialoguing with Paul Ricoeur’s conception of narrative identity. From that, it is argued that Life Project, due to the theme breadth, which is related to the subjects’ life history in its entirety, cannot be condensed into a curricular component, as it permeates school education in its completeness.
Keywords: Educação- aspectos sociais
Narrativas
Educação escolar
Trajetórias de vida
Rioceur, Paul
Histórias de vida
Projeto de vida
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências humanas
Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39369
Issue Date: 14-Mar-2024
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiana Moreira venas. Dissertação de mestrado.pdfDissertação. Fabiana1,42 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.