https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39389
metadata.dc.type: | Outros |
Title: | Formação coletiva no IFES - Campus Nova Venécia: a potência de partilhar, ensinar e aprender em colaboração Salvador |
Other Titles: | Collective training at Ifes campus Nova Venécia: the power of sharing, teaching, learning in collaboration |
metadata.dc.creator: | Bergamin, Graziela Jane |
metadata.dc.description.resumo: | A presente produção técnica-tecnológica (PTT) “Formação coletiva no Ifes campus Nova Venécia: a potência de partilhar, ensinar, aprender em colaboração” emerge como resultado da pesquisa interventiva, Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e Práticas Docentes no Instituto Federal do Espírito Santo: a construção de espaços coletivos de formação continuada no campus Nova Venécia, que tem como objetivo compreender os itinerários da atuação docente no curso de Engenharia Civil do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Nova Venécia, no âmbito da educação inclusiva das pessoas surdas ou com deficiência auditiva, identificando possíveis desafios e lacunas, a fim de situar e propor percursos de formação continuada e coletiva no que se refere a tal contexto educativo. A fundamentação teórica da PTT sustenta-se em Nóvoa (2009; 2019), Freire (1996), Zeichner (1993), Imbernón (2009), Mantoan (2015), Tardif e Lessard (2014), dentre outros. Desta forma, apoiando-se nos resultados e análises da pesquisa interventiva, traçou-se a produção técnica-tecnológica, cujo objetivo geral é realizar formação continuada e coletiva como os professores que atuam com os alunos surdos ou com deficiência auditiva do curso de Engenharia Civil. Para tanto, a PTT estrutura-se sobre princípios que dialogam entre si, sendo essencialmente complementares, os quais foram apresentados e discutidos no decorrer do projeto de intervenção enquanto espinha dorsal do proposta. Para traçar o caminho para a concretização do PTT apresenta-se 03 (três) metas que se dividem em ações, todas interligadas e complementares, sendo elencadas a partir e em consonância com as análises dos dados da pesquisa de campo no Ifes campus Nova Venécia. Espera-se que a efetivação da formação possibilite que os professores acessem reflexivamente conhecimentos teóricopráticos necessários ao trabalho com os alunos surdos ou com deficiência auditiva, além de contribuir com reflexões acerca da mudança de paradigma em relação aos alunos público-alvo da educação especial. |
Abstract: | This technical-technological production (TTP), entitled “Collective training at Ifes campus Nova Venécia: the power of sharing, teaching, learning in collaboration”, emerges as a result of an interventional research named as Special Education from an Inclusive Perspective and Teaching Practices at the Federal Institute of Espírito Santo: the creation of collective spaces for continuing education on Nova Venécia campus, which aims to understand the itineraries of teaching activities in the Civil Engineering course at the Federal Institute of Espírito Santo, Nova Venécia. The study was carried out in the context of inclusive education for deaf people or people with hearing impairment, identifying possible challenges and gaps in order to situate and propose pathways for continuing and collective training in this educational context. The theoretical background is based on Nóvoa (2009; 2019), Freire (1996), Zeichner (1993), Imbernón (2009), Mantoan (2015), Tardif and Lessard (2014), among others. Thus, based on the results and analysis of the interventional research, the technical-technological production was delineated with the main objective of providing continuing and collective training for teachers who work with deaf or hearing-impaired students on the Civil Engineering course. To this end, this TTP is structured around principles that interact with each other and are essentially complementary, which were presented and discussed during the intervention, constituting the main reason of the proposal. In order to implement the TTP, three goals are presented and divided into actions, all interconnected and complementary, therefore they were listed according to data analysis from the field research at Ifes Nova Venécia. It is expected that the training will enable teachers to enhance their theoretical and practical knowledge needed to work with deaf or hearing-impaired students, as well as contributing to reflections on the paradigm shift in relation to students who are the target of special education. |
Keywords: | Educação inclusiva Pessoas com deficiência auditiva Estudantes surdos Professores - Formação Inclusão escolar |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ciências humanas Educação |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39389 |
Issue Date: | 28-May-2024 |
Appears in Collections: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Produção Técnica-Tecnológica (PTT).pdf | 553,05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.