Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39390
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Estudos de sonoridade e afinação para a Fanfarra FAHEMA: uma proposta autoral de ensino-aprendizagem.
Other Titles: Sound and tuning studies for the FAHEMA Fanfare: a proposal teaching-learning authorship.
metadata.dc.creator: Santana, Helio de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: José Rodrigues Benedito, Celso
metadata.dc.contributor.advisor2: Mendonça do Nascimento, Joatan
metadata.dc.contributor.referee1: José Rodrigues Benedito, Celso
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça do Nascimento, Joatan
metadata.dc.contributor.referee3: Luis da Silva Barbosa, Joel
metadata.dc.contributor.referee4: Carmo Plácido Santos, Fabio
metadata.dc.description.resumo: Neste Trabalho de Conclusão Final, apresento um material didático voltado para os integrantes da Fanfarra Helena Magalhães (FAHEMA) que tocam instrumentos de metais. Como porta-voz e profundo admirador dessa tradição, o objetivo do meu trabalho de mestrado tem como proposta desenvolver uma metodologia de ensino com exercícios autorais e uma rotina que possa colaborar no processo de formação desses estudantes. Ao participar dos ensaios, pude detectar nos alunos algumas dificuldades com relação à técnica instrumental: respiração, postura, emissão do som e articulação, afinação e ausência da leitura escrita musical. Assim, a prática de estudos foi implementada a partir de dois princípios pedagógicos com o intuito de fomentar um desempenho na execução musical e domínio dos instrumentos de metais: som e afinação. Além disso, viso exibir e explicar a aplicabilidade de alguns dos exercícios propostos, bem como demonstrar os resultados alcançados após a experiência. Com isso, espero que este trabalho, composto de Memorial, Artigo, Relatórios Finais e Produto Final, venha a se tornar uma possibilidade de prática de ensino em bandas e servir como um guia ou modelo para que instrutores de outras agremiações possam utilizá-lo.
Abstract: In this Final Conclusion Paper, I present a teaching material aimed at the members of Fanfarra Helena Magalhães (Helena Magalhães Fanfare Band - FAHEMA), who play brass instruments. As a spokesperson and deep admirer of this tradition, the objective of my Master's work is to develop a teaching methodology with authorial activities and a routine that can collaborate in the training process of these students. While participating in the rehearsals, I observed some difficulties students faced regarding instrumental technique: breathing, posture, sound emission and articulation, tuning and lack of reading musical writing. Thus, the practice of studies was implemented based on two pedagogical principles with the aim of promoting a performance in musical execution and a mastery of brass instruments: sound and tuning. Furthermore, I aim to present and explain the applicability of some activities, as well as to demonstrate the result. achieved after the experience. Ultimately, I expect that this work, which presentes Memorial, Article, Final Reports and Final Product will become a possibility for teaching practice in bands and be used as a guide or a model so that instructors from other groups can use it.
Keywords: fanfarras e bandas marciais;
pedagogia instrumental; ensino coletivo e individual.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39390
Issue Date: 20-Jun-2022
Appears in Collections:Dissertação (PPGPROM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão final do TCF.pdf11,55 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.