https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39390
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Estudos de sonoridade e afinação para a Fanfarra FAHEMA: uma proposta autoral de ensino-aprendizagem. |
Other Titles: | Sound and tuning studies for the FAHEMA Fanfare: a proposal teaching-learning authorship. |
metadata.dc.creator: | Santana, Helio de Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | José Rodrigues Benedito, Celso |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Mendonça do Nascimento, Joatan |
metadata.dc.contributor.referee1: | José Rodrigues Benedito, Celso |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mendonça do Nascimento, Joatan |
metadata.dc.contributor.referee3: | Luis da Silva Barbosa, Joel |
metadata.dc.contributor.referee4: | Carmo Plácido Santos, Fabio |
metadata.dc.description.resumo: | Neste Trabalho de Conclusão Final, apresento um material didático voltado para os integrantes da Fanfarra Helena Magalhães (FAHEMA) que tocam instrumentos de metais. Como porta-voz e profundo admirador dessa tradição, o objetivo do meu trabalho de mestrado tem como proposta desenvolver uma metodologia de ensino com exercícios autorais e uma rotina que possa colaborar no processo de formação desses estudantes. Ao participar dos ensaios, pude detectar nos alunos algumas dificuldades com relação à técnica instrumental: respiração, postura, emissão do som e articulação, afinação e ausência da leitura escrita musical. Assim, a prática de estudos foi implementada a partir de dois princípios pedagógicos com o intuito de fomentar um desempenho na execução musical e domínio dos instrumentos de metais: som e afinação. Além disso, viso exibir e explicar a aplicabilidade de alguns dos exercícios propostos, bem como demonstrar os resultados alcançados após a experiência. Com isso, espero que este trabalho, composto de Memorial, Artigo, Relatórios Finais e Produto Final, venha a se tornar uma possibilidade de prática de ensino em bandas e servir como um guia ou modelo para que instrutores de outras agremiações possam utilizá-lo. |
Abstract: | In this Final Conclusion Paper, I present a teaching material aimed at the members of Fanfarra Helena Magalhães (Helena Magalhães Fanfare Band - FAHEMA), who play brass instruments. As a spokesperson and deep admirer of this tradition, the objective of my Master's work is to develop a teaching methodology with authorial activities and a routine that can collaborate in the training process of these students. While participating in the rehearsals, I observed some difficulties students faced regarding instrumental technique: breathing, posture, sound emission and articulation, tuning and lack of reading musical writing. Thus, the practice of studies was implemented based on two pedagogical principles with the aim of promoting a performance in musical execution and a mastery of brass instruments: sound and tuning. Furthermore, I aim to present and explain the applicability of some activities, as well as to demonstrate the result. achieved after the experience. Ultimately, I expect that this work, which presentes Memorial, Article, Final Reports and Final Product will become a possibility for teaching practice in bands and be used as a guide or a model so that instructors from other groups can use it. |
Keywords: | fanfarras e bandas marciais; pedagogia instrumental; ensino coletivo e individual. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Música |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39390 |
Issue Date: | 20-Jun-2022 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGPROM) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Versão final do TCF.pdf | 11,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.