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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39392
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O Repertório para canto lírico da Bahia Colonial
Otros títulos : O Repertório para canto lírico da Bahia Colonial
metadata.dc.creator: Santos, Irma Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa Filho, Moacyr
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia pretende traçar um panorama sucinto da produção e execução de música vocal erudita no período do Brasil Colonial com ênfase na Bahia do século XVIII e inicio do século XIX. O interesse sobre o tema se justifica, dentre outras coisas, no fato que, enquanto o período imperial parece ter sua música vocal razoavelmente documentada, música colonial ainda tem uma importância a ser revelada. A metodologia utilizada na construção desse artigo recorrerá à bibliografia disponível, principalmente relatos de viajantes como Tollenare, Nuno Marques Pereira e Le Gentil. Recorri a estudos e artigos de reconhecidos pesquisadores como Bruno Kiefer, Vasco Mariz e Regis Duprat, além do exame das partituras musicais que me foi possível reunir. Para melhor compreensão do presente artigo, dividi o repertório vocal erudito da época em três grupos: música de concerto, música religiosa e a música que, grafada em partitura, tem influencia popular, no caso as modinhas e lundus. No primeiro caso assinalamos a primeira partitura musical produzida no Brasil, o Recitativo e Ária (1759) de Caetano de Mello Jesus, escrito para soprano, dois violinos e baixo contínuo. No repertório religioso destaca-se o conjunto da obra de Damião Barbosa de Araujo, o terceiro grupo traz a fascinante personalidade do baiano Domingos Caldas Barbosa, que teria inventado a modinha brasileira que se disseminou na metrópole portuguesa. É possível adiantar que o período revela uma música que embora simples na sua forma, tem importância vital na criação do que podemos chamar de caráter nacional, que será efetivamente revelado no Império. Outro dado significativo se refere à importância da música profissional como meio de libertação e ascensão social das camadas menos favorecidas da sociedade colonial.
Palabras clave : música vocal no período colonial
Teatros da Bahia Colonial
Primeiras partituras brasileiras
metadata.dc.subject.cnpq: MÚSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39392
Fecha de publicación : 15-may-2017
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Música (Escola de Música)

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