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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39393
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A influência do canto lírico na construção de estilos vocais de bandas de heavy metal |
metadata.dc.creator: | de Jesus, Merjory Kenia Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Costa Filho, Moacyr |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Lühning, Angela Elisabeth |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa Filho, Moacyr |
metadata.dc.description.resumo: | No final dos anos 60 emergiam bandas que traziam um som mais “pesado” de rock com vocais estridentes e agressivos, timbres de guitarra distorcidos e tempos mais velozes, carregado de uma estética visual e musical envolta em temas sombrios, nefastos e ousados: o heavy metal. O gênero, originário do rock ‘n roll se popularizou de tal forma que alcançou sucesso mundial e naturalmente diversificou-se imensamente em resposta à variedade dos músicos que se identificaram com a sonoridade e do público que a apreciava, passeando pelo que é classificado como extreme metal ao speed melodic metal.
Este artigo pretende avaliar o quanto e porque estilos vocais de bandas dissidentes do heavy metal - symphonyc metal, power metal e subgêneros alternativos - sofreram claramente (ou de modo não tão direto) a influência do canto lírico em suas construções e qual a repercussão dessa adaptação no cenário de um dos gêneros que mais influencia e é influenciado desde a sua criação e manifestação. |
Resumen : | At the end of the 60s, bands that brought a " heaviest" rock sound with strident and aggressive vocals, distorted guitar timbres and faster tempos emerged, loaded with a visual and musical aesthetics shrouded in dark, nefarious and daring themes: heavy metal. The genre, originating from rock 'n roll became popular in such a way that it achieved worldwide success and naturally diversified immensely in response to the variety of musicians who identified with the sonority and the audience that appreciated it, strolling through what is classified as extreme metal for the speed melodic metal.
This article intends to evaluate how much and why vocal styles of heavy metal dissident bands - symphonyc metal, power metal and alternative subgenres - suffered clearly (or not so directly) the influence of lyric singing on their constructions and what the repercussion of this adaptation in the scenario of one of the genres that more influences and is influenced since its creation and manifestation. |
Palabras clave : | Canto lírico, heavy metal, symphonic metal, power metal, influência, estética, estilo. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Música |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39393 |
Fecha de publicación : | 4-sep-2017 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Música (Escola de Música)
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