Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39434
metadata.dc.type: Dissertação
Título : O ensino da improvisação para trombone na música brasileira
Otros títulos : The teaching of improvisation for trombone in Brazilian popular music.
metadata.dc.creator: Giannetti Junior, Silvio
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Lelio Eduardo Alves da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lélio Eduardo Alves da
metadata.dc.contributor.referee2: Lage, Marcos Botelho
metadata.dc.contributor.referee3: Leite, Diego Ramires da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Fábio Carmo Plácido
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho se apresenta em três partes, sendo na primeira um memorial da minha carreira de músico, formação acadêmica e trajetória profissional como musico erudito e musico popular, além de carreira como docente. No Memorial, incluo também minhas atividades durante o mestrado profissional na UFBA. No Artigo desenvolvo um panorama do ensino da improvisação no Brasil, com ênfase no trombone e instrumentos de sopro. Assim , Apresento o resultado da pesquisa com professores da área de música popular de São Paulo cuja coleta de dados foi realizada através de um levantamento que utilizou o questionário como ferramenta, com resultado que permite classificar como professores de improviso aprenderam seu oficio.Disponibilizo também um quadro comparativo de 4 métodos de improvisação. Por fim, uma discussão e uma proposta de produto para o ensino da Improvisação do trombone brasileiro, “Trombone Brasileiro, um guia para primeiros estudos da Improvisação”
Resumen : This work is presented in three parts, the first of which is a memorial of my career as a musician, academic training and professional career as a Classical and Latin jazz musician, in addition to my career as a teacher. In the Memorial, I also include my activities during the professional master's degree at UFBA. In the Article I develop an overview of the teaching of improvisation in Brazil, with emphasis on the trombone and wind instruments. I present research with professors in the area of popular music whose data collection was carried out through a survey that used a questionnaire as a tool, that resulted in how these teachers learned their craft. I also provide a comparative table of 4 improvisation methods. Finally, a discussion and a product proposal for the teaching of Brazilian music improvisation for the trombone. The Book “Trombone Brasileiro”, A guide for the first studies of Improvisation”.
Palabras clave : Trombone
Improvisação
Métodos
Música popular brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39434
Fecha de publicación : 1-dic-2023
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGPROM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
artigo e metodo06:24 _merged.pdfAta da defesa, memorial, artigo e produto(método)7,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.