Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39442
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Aprendizagem baseada em projetos: o uso da geometria na construção de um espaço de lazer na comunidade escolar
Otros títulos : Project-based learning: the use of geometry in construction of a leisure space in the school community
metadata.dc.creator: Torres, Nara Cristina Moreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Mandolesi, André Luís Godinho
metadata.dc.contributor.referee1: Mandolesi, André Luís Godinho
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Graça Luzia Dominguez
metadata.dc.contributor.referee3: Batistela, Rosemeire de Fátima
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação apresenta uma possibilidade para o ensino e a aprendizagem da geometria por meio da abordagem Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). O estudo é caracterizado por uma pesquisa de natureza aplicada, permeada por análise de conteúdo, com a adoção de métodos qualitativos. Estes foram empregados para investigar a implementação de uma atividade conduzida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública, durante a qual desenvolveram um projeto para a criação de um parque infantil na área de lazer da escola, visando beneficiar toda a comunidade local. Ao embarcarem nessa missão, os alunos aplicaram seus conhecimentos matemáticos, particularmente geométricos, tanto os previamente explorados quanto aqueles adquiridos ao longo do desenvolvimento do projeto. Além da meticulosa observação de todo o processo de estudo, discussão e produção, foram administrados questionários avaliativos para permitir que os alunos expressassem suas percepções e experiências ao longo do projeto. Esses questionários foram fundamentais para a análise dos dados, revelando que a ABP é uma abordagem que pode enriquecer o ensino e a aprendizagem da geometria, promovendo o engajamento dos alunos, o trabalho colaborativo e a aquisição de conhecimentos para lidar com questões do cotidiano para além do ambiente escolar.
Resumen : This dissertation presents a possibility for teaching and learning geometry through the Project-Based Learning (PBL) approach. The study is characterized by applied research, permeated by content analysis, with the adoption of qualitative methods. These methods were employed to investigate the implementation of an activity conducted with 9th-grade students in elementary school, in a public school, during which they developed a project for the creation of a playground in the school's recreational area, aiming to benefit the entire local community. In undertaking this mission, students applied their mathematical knowledge, particularly in geometry, both previously explored and acquired during the project development. In addition to meticulously observing the entire process of study, discussion, and production, evaluative questionnaires were administered to allow students to express their perceptions and experiences throughout the project. These questionnaires were essential for data analysis, revealing that PBL is an approach that can enrich the teaching and learning of geometry, promoting student engagement, collaborative work, and the acquisition of knowledge to deal with everyday issues beyond the school environment.
Palabras clave : Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
Projeto
Geometria
Matemática - Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Matemática
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) 
Citación : TORRES, Nara Cristina Moreira. Aprendizagem baseada em projetos: o uso da geometria na construção de um espaço de lazer na comunidade escolar. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39442
Fecha de publicación : 26-abr-2024
Aparece en las colecciones: Dissertação (PROFMAT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Nara Torres_dissertacao_profmat_UFBA.pdfDissertação de Mestrado Nara30,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.