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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39711
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Que inglês é esse que eu quero saber: uma afroeducação plurilingue e decolonial na Escola Afro-brasileira Maria Felipa
metadata.dc.creator: Costa, Naiara Santos Felipe
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Kelly Barros
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Kelly Barros
metadata.dc.contributor.referee3: Megale, Antonieta
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Terezinha Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Diante do crescimento das escolas ditas bilíngues no Brasil e do impacto comercial e social gerado por essa expansão, esta dissertação se volta para uma escola afro-brasileira situada em Salvador, cidade mais negra fora de África, com o propósito de conhecer as possibilidades de olhares outros (Matos, 2022) para a educação bilíngue no país. Nesse cenário, o objetivo principal é adentrar nas particularidades desse contexto educacional a fim de investigar como se configura uma educação bilíngue decolonial e afrocentrada da referida escola. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, sendo adotado o estudo de caso etnográfico como estratégia de pesquisa. São utilizados como instrumentos de pesquisa observações de aulas e entrevistas semiestruturadas com a equipe pedagógica, a fim de gerar dados sobre processo educacional e práticas pedagógicas. O referencial teórico é composto por estudos acerca da Educação Bilíngue (Megale, 2005, 2018, 2019; García, 2009; Liberali et al., 2022, dentre outras) Decolonialidade (Gonzalez, 1988, 2018; Mignolo, 2007; Maldonado-Torres, 2016; Quijano, 1992; Carneiro, 2005; Bernardino-Costa, 2018; Grosfoguel, 2018; Fanon, 2008; Santos, 2001; Gomes, 2018, Bispo Dos Santos, 2023, dentre outras) e Afrocentricidade (Nascimento, 2009; Finch Iii, 2009; Mazama 2009; Asante, 2014; Noguera, 2010; Njeri, 2020, dentre outras). Nesse escopo, analiso a proposta pedagógica bilíngue (português-inglês) adotada pela escola, com o intuito de compreender as concepções decoloniais e afrocentradas que orientam as práticas pedagógicas das docentes. Para tanto, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição também é analisado com o propósito de averiguar de que modo esse documento se materializa na sala de aula de língua inglesa. Por fim, reflito sobre “uma educação linguística alinhada com uma perspectiva crítica e insurgente” (Mendes, 2022) a fim de contribuir com os estudos na área da Linguística Aplicada com foco na Educação Bilíngue.
Abstract: Given the growth of so-called bilingual schools in Brazil and the commercial and social impact generated by this expansion, this paper focuses on an Afro-Brazilian school located in Salvador, the blackest city outside of Africa, with the purpose of understanding the possibilities of perspective others (Matos, 2022) for bilingual education in the country. In this scenario, the main objective is to delve into the particularities of this educational context in order to investigate how a decolonial and Afrocentric bilingual education is configured at that school. The methodological approach is qualitative, with the ethnographic case study being adopted as a research strategy. Class observations and semi-structured interviews with the pedagogical team are used as research instruments, in order to generate data on the educational process and pedagogical practices. The theoretical framework is composed of studies on Bilingual Education (Megale, 2005, 2018, 2019; García, 2009; Liberali et al., 2022, among others) Decoloniality (Gonzalez, 1988, 2018; Mignolo, 2007; Maldonado-Torres, 2016; Quijano, 1992; Carneiro, 2005; Bernardino-Costa, 2018; Grosfoguel, 2018; Fanon, 2008; Santos, 2001; Gomes, 2018, Bispo Dos Santos, 2023, among others) and Afrocentricity (Nascimento, 2009; Finch Iii , 2009; Mazama 2009; Asante, 2014; Noguera, 2010; Njeri, 2020, among others). In this scope, I analyzed the bilingual (Portuguese-English) pedagogical proposal adopted by the school, aiming at understanding the decolonial and Afro-centered concepts that guide the teachers' pedagogical practices. To this end, the institution's Political-Pedagogical Project (PPP) was also analyzed with the purpose of finding out how this document materializes in the English language classroom. Finally, I reflected on “a linguistic education aligned with a critical and insurgent perspective” (Mendes, 2022) in order to contribute to studies in the area of Applied Linguistics with a focus on Bilingual Education.
Keywords: Educação Bilíngue
Educação Linguística em Língua Inglesa
Decolonialidade
Afrocentricidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39711
Issue Date: 25-Mar-2024
Appears in Collections:Dissertação (PPGLINC)

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