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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39714
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da metodologia de potencial TOD - Transit Oriented Development: subsídios para o planejamento integrado do transporte e uso do solo em áreas de favela e comunidades urbanas latino-americanas
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the TOD potential methodology - Transit Oriented Development: Contributions to the integrated planning of transportation and land use in slums in latin america
Autor(es): Silva, Patricia Duarte
Primeiro Orientador: Alixandrini Junior, Mauro José
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Delgado, Juan Pedro Moreno
metadata.dc.contributor.referee1: Brito, Patricia Lustosa
metadata.dc.contributor.referee2: Brito, Cristovão de Cassio da Trindade de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Antônio Nelson Rodrigues da
Resumo: O Transit Oriented Development - TOD, ou Desenvolvimento Orientado ao Transporte Público, representa uma abordagem urbana sustentável que visa não apenas reduzir a dependência do transporte individual, mas também promover a densificação e diversificação do uso do solo, privilegiando modos de transporte não motorizados, especialmente no entorno de estações de transporte público de média e alta capacidade. Entretanto, muitas áreas de favela e comunidades urbanas latino americanas, apesar da demanda significativa por transporte público de qualidade, frequentemente enfrentam carências de infraestrutura urbana adequada e planejamento territorial. Neste contexto, este estudo propõe avaliar a viabilidade de aplicação da metodologia de Potencial TOD como ferramenta para subsidiar o planejamento integrado do transporte e uso do solo nessas áreas, com o intuito de induzir padrões sustentáveis de mobilidade e desenvolvimento urbano. Utilizando a Análise Multicritério e o geoprocessamento em um Sistema de Informação Geográfica - SIG, foi elaborado um mapa síntese de Potencial TOD para o Subúrbio Ferroviário de Salvador, Bahia. Os resultados obtidos por meio deste mapa possibilitam orientar melhorias para a valorização do solo urbano e o acesso ao transporte público de qualidade, contribuindo significativamente para promover o direito à cidade, a partir de diretrizes de intervenção urbana baseadas no Estatuto da Cidade e nos princípios do TOD. Apesar dos desafios na implementação da abordagem do Transit Oriented Development, devido à falta de políticas governamentais adequadas, este estudo oferece um método consistente para promover aprendizado contínuo no planejamento urbano e estimular futuras pesquisas a fim de preencher lacunas na aplicação do Potencial TOD em favelas e comunidades urbanas.
Abstract: Transit Oriented Development - TOD, represents a sustainable urban approach aimed not only at reducing dependence on individual transportation, but also at promoting densification and diversification of land use, prioritizing non-motorized modes of transportation, especially around medium and high-capacity public transit stations. However, many areas in Latin American slums, despite significant demand for quality public transportation, often face deficiencies in adequate urban infrastructure and land use planning. In this context, this study proposes to assess the feasibility of applying the Potential TOD methodology as a tool to support integrated transportation and land use planning in these areas, aiming to induce sustainable patterns of mobility and urban development. Using Multicriteria Analysis and geoprocessing in a Geographic Information System - GIS, a Potential TOD synthesis map was developed for the Subúrbio Ferroviário of Salvador, Bahia. The results obtained from this map enable better guidance for enhancing urban land value and access to quality public transportation, significantly contributing to promoting the right to the city, based on urban intervention guidelines established in the City Statute and TOD principles. Despite challenges in implementing the Transit Oriented Development approach due to inadequate government policies, this study provides a consistent method to promote continuous learning in urban planning and stimulate future research to address gaps in the application of Potential TOD in slums.
Palavras-chave: Potencial TOD
Transporte público
Favelas e comunidades urbanas
Análise multicritério
SIG
CNPq: Engenharia Civil
Arquitetura e Urbanismo
Engenharia de Transportes
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPEC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39714
Data do documento: 5-Jul-2024
Aparece nas coleções:Dissertação (PPEC)

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