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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39764
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Inteligência artificial na tutoria em EAD: perspectivas na Ciência da Informação
Otros títulos : Artificial intelligence in distance learning tutoring: perspectives in Information Science
metadata.dc.creator: Madeira, Afonso Celso M.
metadata.dc.contributor.advisor1: Neves, Barbara Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Barbara Coelho
metadata.dc.contributor.referee2: Siebra, Sandra de Albuquerque
metadata.dc.contributor.referee3: Mello, Ricardo Coutinho
metadata.dc.description.resumo: A dissertação apresenta o estudo sobre produções que tratam de aplicações, implicações e desafios relacionados ao uso da inteligência artificial (IA) na tutoria em Educação à Distância (EAD). Tem como tema o uso e possibilidades da IA na tutoria em EAD. A pergunta de pesquisa foi: quais as perspectivas, aplicações e implicações da IA no contexto da tutoria EAD, a partir do olhar da Ciência da Informação (CI)? O objetivo é identificar na CI perspectivas, aplicações, implicações e desafios inerentes à inteligência artificial voltadas para o contexto da tutoria EAD. Para tanto, teve como metodologia a revisão de literatura, a partir das seguintes bases de dados: GT-8 (Informação e Tecnologia) do Enancib, Brapci e Web of Science. Os principais resultados apontam que as bases nacionais, não registraram resultados significativos. Na Web of Science foram registrados 32 artigos que dialogam com a questão de pesquisa. Os artigos recuperados foram subdivididos para análise em quatro categorias: Inteligência artificial, Educação a Distância, Tutoria e Outros. Em sua maioria, apresentam soluções tecnológicas incipientes de apoio inteligente à prática da tutoria educacional, focadas no uso efetivo de informações disponíveis ou preditivas. Como conclusão obteve-se com este estudo a seguinte consideração: diversos usos de sistemas tutores inteligentes foram registrados nos artigos, no entanto demonstram incipiente aplicação da IA, diante das possibilidades técnicas vislumbradas por outros autores, à partir dos achados desta pesquisa, tanto relacionadas ao apoio quanto à substituição de tutores humanos. A velocidade de investigação e difusão da Ciência da Informação não consegue acompanhar a rapidez no desenvolvimento/avanço da Inteligência Artificial em diversas áreas, inclusive relacionadas aos trabalhadores do conhecimento.
Resumen : The dissertation presents the study of productions that deal with applications, implications and challenges related to the use of artificial intelligence (AI) in tutoring in Distance Education (DE). Its theme is the use and possibilities of AI in distance learning tutoring. The research question was: what are the perspectives, applications and implications of AI in the context of distance learning tutoring, from the perspective of Information Science (IS)? The objective is to identify IS perspectives, applications, implications and challenges inherent to artificial intelligence aimed at the context of distance learning tutoring. To this end, the methodology was a literature review, based on the following databases: GT-8 (Information and Technology) from Enancib, Brapci and Web of Science. The main results indicate that the national bases did not record significant results. In the Web of Science, 32 articles were registered that dialogue with the research question. The retrieved articles were subdivided for analysis into four categories: Artificial Intelligence, Distance Education, Tutoring and Others. Most of them present incipient technological solutions to intelligently support the practice of educational tutoring, focused on the effective use of available or predictive information. As a conclusion, the following consideration was obtained from this study: several uses of intelligent tutoring systems were recorded in the articles, however they demonstrate an incipient application of AI, given the technical possibilities envisioned by other authors, based on the findings of this research, both related to support regarding the replacement of human guardians. The speed of investigation and dissemination of Information Science cannot keep up with the speed of development/advancement of Artificial Intelligence in several areas, including those related to knowledge workers.
Palabras clave : EAD – ensino à distância
EAD – tutoria
Inteligência artificial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39764
Fecha de publicación : 5-jul-2023
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGCI)

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