https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39765
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | RPG Digital PMBA: proposta de qualificação profissional dos policiais militares do batalhão de policiamento escolar para atuação em ocorrências relacionadas ao uso indevido das drogas por crianças e adolescentes |
Other Titles: | Digital RPG PMBA: proposal for professional qualification of police officers from the School Policing Battalion for dealing with incidents related to the misuse of drugs by children and adolescents |
metadata.dc.creator: | Urpia, Igor Bacelar da Cruz |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Matta, Alfredo Eurico Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee1: | Matta, Alfredo Eurico Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vilarinho, Tatiane Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pontes, Ewertton Carneiro |
metadata.dc.contributor.referee4: | Rocha, José Cláudio |
metadata.dc.contributor.referee5: | Ribeiro, Josete Bispo |
metadata.dc.description.resumo: | Esta tese estuda a capacitação profissional dos policiais militares do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc), para atuação em ocorrências relacionadas ao uso indevido de substâncias entorpecentes por crianças e adolescentes, mediada pelo Role Playing Game (RPG) digital, amparada no problema de pesquisa: Como uma proposta de aplicação pedagógica mediada pelo RPG Digital, baseada na simulação virtual de ocorrências policiais envolvendo casos relacionados ao uso indevido das drogas por crianças e adolescentes, possibilitará a capacitação profissional dos policiais militares do BPEsc? O objetivo geral se propõe analisar o processo cognitivo e a qualificação profissional dos policiais militares do BPEsc, sobre a atuação em ocorrências policiais relacionadas ao uso indevido das drogas por crianças e adolescentes, através da simulação virtual de ocorrências policiais, estruturadas no RPG Digital, desdobrado em quatro objetivos específicos: Estabelecer as diretrizes teórico-epistemológicas que darão suporte científico ao Ambiente Virtual de Aprendizagem; Identificar as potencialidades de construção de conhecimento através do RPG Digital PMBA; Criar um modelo de aplicação pedagógica no RPG Digital que simule ocorrências policiais militares relacionadas à atuação quanto ao uso indevido das drogas por crianças e adolescentes; Verificar como se desenvolvem o processo cognitivo e a capacitação profissional dos policiais militares através do RPG Digital criado. Para a construção da solução pedagógica, nos debruçamos para entender o contexto da pesquisa, os conteúdos (legislações e procedimentos operacionais relacionados ao policiamento comunitário escolar) e os princípios epistemológicos que deram suporte à modelagem do RPG. Esse instrumento tecnológico busca oferecer à PMBA um instrumento virtual de aprendizagem interativo e colaborativo, reduzindo custos com a realização de oficinas vivenciais e possibilitando um amplo alcance, tendo em vista o caráter virtual da aplicação, focando no processo de tomada de decisão, através da interpretação de papéis no RPG digital. Os princípios socioconstrutivistas fundamentaram a pesquisa, que se utilizou da abordagem metodológica Design-Based Research (DBR), a qual reúne as vantagens das pesquisas qualitativas e quantitativas, em busca da resolução de problemas encontrados em um dado contexto social. As simulações de ocorrências foram roteirizadas a fim de estimular o processo de tomada de decisão. A aplicação da pesquisa se deu com duas guarnições policiais militares do Batalhão de Policiamento Escolar, denominadas de Grupo X e Grupo Y, simulando as ocorrências no RPG digital de formas síncrona e assíncrona. Foram desenvolvidos dois ciclos de aplicação e refinamento da solução pedagógica, acompanhados por um barema avaliativo para mensurar a efetividade da aplicação, estabelecendo conceitos relacionados à nota alcançada. Finalizamos a pesquisa compreendendo a aplicação como exitosa e com potencial para aplicação dentro do contexto da PMBA e dos órgãos que compõem o Sistema Único de Segurança Pública. |
Abstract: | This thesis is on the professional training of police officers from the School Police Battalion (BPEsc) for dealing with incidents related to the misuse of narcotic substances by children and adolescents, mediated by a digital Role Playing Game (RPG). The research is supported by a question: How will a proposed pedagogical application mediated by Digital Role Playing Game, based on the virtual simulation of police incidents involving cases of drugs misuse by children and adolescents, enable the professional training of BPEsc police officers? The general objective is to analyze the cognitive process and professional qualification of BPEsc police officers in handling incidents related to drug misuse by children and adolescents through the virtual simulation of such incidents, structured in Digital RPG, unfolded in four specific objectives: Establish the theoretical-epistemological guidelines that will provide scientific support to the Virtual Learning Environment; Identify the potential for building knowledge through PMBA Digital RPG; Create a pedagogical application model in the Digital RPG that simulates police incidents related to actions regarding the misuse of drugs by children and adolescents; Verify how the cognitive process and professional training of police officers develop via the Digital RPG created. To construct the pedagogical solution, we focused on understanding the research context, the contents (legislation and procedures related to school community policing) and the epistemological principles that supported the RPG modeling.This technological tool aims to provide PMBA with a virtual interactive and collaborative learning instrument, reducing costs with experiential workshops and allowing broad reach due to the virtual nature of the application, focusing on the decision-making process through role interpretation in digital RPG. Socioconstructivist principles underpinned the research, which used the Design Based Research (DBR) methodological approach, that combines the advantages of qualitative and quantitative research, aiming to solve problems encountered in a given social context. Incident simulations were scripted to stimulate the decision-making process. The research was conducted with two police crews from the School Policing Battalion referred to as Group X and Group Y, simulating the incidents in digital RPG, both synchronously and asynchronously. Two cycles of application and refinement of the pedagogical solution were developed, with an evaluative scale created to measure the effectiveness of the application, establishing concepts related to the score achieved. We concluded the research understanding the application as successful and with potential for implementation within the context of PMBA and the agencies that make up the Unified Public Security System. |
Keywords: | Polícia Militar da Bahia Policiamento Comunitário Escolar |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39765 |
Issue Date: | 29-Apr-2024 |
Appears in Collections: | Tese (PPGDC) |
File | Description | Size | Format | |
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