Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9684
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A prática pedagógica na inclusão educacional de alunos com autismo.
Autor : Santos, Élida Cristina da Silva de Lima
metadata.dc.creator: Santos, Élida Cristina da Silva de Lima
Resumen : Este trabalho teve como objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida pelo professor da escola regular no processo de inclusão educacional do aluno com autismo. Para tanto, adotou-se como opção metodológica o estudo de caso, dentro de um enfoque qualitativo de pesquisa. Neste estudo, o caso foi a prática pedagógica desenvolvida pelo professor da escola regular no processo de inclusão educacional de alunos com autismo, sendo realizadas observações em três escolas regulares, uma pública e duas particulares, onde estão matriculados quatro alunos nesta situação, e entrevistas com as professoras das classes observadas. Os resultados mostraram que a referida inclusão é ainda uma realidade nova para as professoras que fizeram parte desta pesquisa e que o desconhecimento acerca da Educação Inclusiva e das especificidades apresentadas pelas pessoas com a síndrome, aliado ao desenvolvimento de uma prática que se baseia no modelo tradicional de ensino dificultava uma intervenção adequada por parte dos professores. Dessa forma, verificou-se nos casos observados a não realização de práticas adequadas e a necessidade de um investimento em estratégias que facilitassem a interação dos referidos alunos com os seus colegas. Contudo, os professores observados mostraram-se favoráveis à inclusão educacional de alunos com autismo e demonstraram perceber os avanços apresentados por seus alunos. Esta pesquisa aponta para a necessidade de outros trabalhos que ampliem a amostra pesquisada e que tenham como objetivo analisar como está acontecendo a inclusão educacional; chama a atenção, também, para a urgência em investimentos na formação continuada dos professores no sentido de possibilitar melhoria na prática pedagógica desenvolvida com os alunos com autismo e o aprofundamento das questões referentes ao desenvolvimento infantil, diversidade, educação inclusiva, autismo, dentre outros temas.
Palabras clave : Autismo
Inclusão escolar
Prática pedagógica
Educação Especial
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9684
Fecha de publicación : 2011
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação. Élida Silva958,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.