Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9705
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Imagem da UN-BA: “um bom negócio de E&P”? subsídios para a construção de uma nova identidade
Autor : Conde, Cristiane Formosinho
metadata.dc.creator: Conde, Cristiane Formosinho
Resumen : A imagem e posicionamento adequados de uma empresa são fundamentais para seu sucesso. Pesquisou-se neste trabalho, a Imagem da Unidade de Negócio de E&P da Petrobras na Bahia - UN-BA. Teve-se como objetivo identificar os seus pontos críticos, de modo a subsidiar a futura elaboração de uma estratégia de imagem que reposicione a Unidade no universo da própria Organização. Fundamentou-se essa análise na Teoria das Representações Sociais e na Teoria do Núcleo Central, assim como também no conceito de Vetores de Sentido. Assim, identificaram-se os valores que conduzem as práticas corporativas, através de uma análise de documentos institucionais e, para o estudo das representações sociais, realizaram-se entrevistas e questionários junto aos gestores. Elaborou-se, também, uma comparação da Imagem da Unidade com o seu desempenho, tendo como base os conceitos de avaliação de desempenho empresarial do Balanced Scorecard, que nortearam a construção dos instrumentos de pesquisa. A imagem da UN-BA apreendida é predominantemente negativa e, em múltiplos aspectos, não compatível com o seu desempenho. Sinalizaram-se, nesse estudo, os principais fatores responsáveis pela distorção identificada, e os pontos críticos a serem trabalhados, identificando-se, nesse momento, um contexto bastante favorável na Organização a UN-BA. Assim, a Unidade deverá buscar a construção de uma estratégia de imagem que, alinhada aos objetivos estratégicos da Petrobras e a sua estratégia produtiva, contribua para que a Unidade seja percebida na Organização como Um Bom Negócio de E&P.
Palabras clave : Imagem
UN-BA
Petrobras
representação social
vetores de sentido
Social Representation
SenseVectors
Editorial : Universidade Federal da Bahia
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9705
Fecha de publicación : 2005
Aparece en las colecciones: Dissertação (NPGA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação. Cristiane Conde4,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.