Perguntas Frequentes - Repositório Institucional
O acesso aos trabalhos é livre, não há necessidade de cadastro prévio. Você pode pesquisar pelo título, autor, assunto, ano de depósito ou tipo de documento (livro, tese, dissertação etc.).
Caso não consiga abrir um arquivo, envie um e-mail para repositorio@ufba.br com o link e/ou o print da tela informando a situação encontrada.
Envie o link e/ou o print da tela do item pesquisado para repositorio@ufba.br informando a situação encontrada.
Nesse caso, não é possível ter acesso ao documento, uma vez que, os autores e editoras estabeleceram contratos, em caráter de exclusividade, que impedem a disponibilização do texto completo em acesso aberto por um prazo e condições acordadas entre as partes.
Os trabalhos ficarão restritos e/ou embargados por um período de até 02 anos. Após esse prazo, será disponibilizado em acesso aberto. Caso o período solicitado tenha expirado, envie um e-mail para repositorio@ufba.br com o link do documento e a solicitação de exclusão da restrição.
Acesse a página do RI/UFBA (https://repositorio.ufba.br/), clique em “Entrar em” no lado direito da tela, e em “Meu Espaço”. Ao abrir a página, clique em “Usuário novo? Clique aqui para se registrar”, insira seu endereço de e-mail e clique em registrar. Você receberá um link por e-mail para realizar o cadastro e criar a senha de acesso.
Feito o cadastro, solicite a liberação de acesso por e-mail (repositório@ufba.br), informando o nome completo, o e-mail utilizado no cadastro, o nome ou sigla da Unidade ou Programa de Pós-Graduação COM O QUAL possui vínculo com a UFBA e o tipo de documento que será submetido. Será enviado um e-mail com a confirmação da liberação de acesso.
Importante: Para Trabalhos acadêmicos (ex.: Tese, Dissertação) deve ser depositada a VERSÃO FINAL APROVADA PELA BANCA EXAMINADORA.
Informe o nome completo, o e-mail, a Unidade e/ou Programa de Pós-graduação COM O QUAL possui vínculo com a UFBA e o tipo de documento que será submetido.
O depósito pode ser realizado! Lembre-se de depositar a versão final aprovada pela Banca Examinadora.
Clique em ”Meu espaço” para fazer o login;
Coloque o e-mail cadastrado e senha de acesso;
Clique em “Entrar” e ”Iniciar um novo depósito”.
Siga as instruções no link a seguir: https://repositorio.ufba.br/forgot
Após a liberação de acesso, verifique se o e-mail e a senha cadastrados estão corretos e tente novamente. Qualquer dúvida, entre em contato com a equipe do RI/UFBA.
Faça o login no RI, print a tela com o status do seu depósito e envie para o e-mail repositorio@ufba.br informando a situação encontrada.
Verifique se todas as etapas foram concluídas ao realizar o depósito. Salientamos a necessidade de completar a submissão clicando no botão: "Eu concedo a licença" no final da página.
Acesse a página do RI (https://repositorio.ufba.br/), clique em “Entrar em” no lado direito da tela e em “Meu Espaço”. Ao abrir a nova página, clique em “Usuário novo? Clique aqui para se registrar”, insira seu endereço de e-mail e clique em registrar. Será enviado um link por e-mail para a realização do cadastro e criação de senha.
Feito o cadastro, solicite a liberação de acesso (repositório@ufba.br), informando o nome completo, e-mail cadastrado, nome ou sigla da Unidade e/ou Programa de Pós-Graduação COM A QUAL possui vínculo com a UFBA e o tipo de documento que será submetido. Será enviado um e-mail com a confirmação da liberação de acesso.
Importante: Para Trabalhos acadêmicos (ex.: Tese, Dissertação, etc.) deve ser depositado a VERSÃO FINAL APROVADO PELA BANCA EXAMINADORA.
Para consultar a tese e/ou dissertação impressa, dirija-se a Biblioteca onde concluiu o curso.
Os trabalhos depositados passam por um processo de revisão/validação após a realização do depósito. Certamente, o trabalho está no fluxo de depósitos para ser validado. A validação é realizada pelo bibliotecário da biblioteca à qual o curso está vinculado. Após a validação, será enviado um e-mail informando que o trabalho está disponível no Repositório.
O trabalho pode ser excluído quando se encontra em "Submissões não concluídas". Caso esteja em "Seus depósitos aceitos”, não será possível efetivar a exclusão, pois o registro encontra-se em trabalhos submetidos. Entre em contato com a equipe do RI (repositorio@ufba.br) e justifique o motivo para que a exclusão possa ser realizada.
Envie um e-mail para repositorio@ufba.br com o print da tela e a informação do problema do link incorreto.
Uma alternativa imediata é apagar um dos "ri" que contém no link e você conseguirá acessar a página. Deixe somente um "ri" e dê um enter.
Solicite a substituição por e-mail (repositorio@ufba.br). Envie o novo arquivo em PDF e o link do anterior disponível no Repositório, justificando o motivo da substituição.
Atenção! Para identificação da autoria, é importante que o depositante entre em contato usando o e-mail que possui conta no RI e que realizou a submissão do arquivo.
Será solicitada a realização de modificações, para isso não é necessário excluir ou fazer um novo depósito. Faça o login no RI/UFBA e, ao visualizar o trabalho, clique em "abrir", selecione a opção "editar", avance até a etapa "upload”, substitua o documento e conclua a submissão.
Antes de iniciar o depósito, pesquise por título e/ou autor para certificar-se de que o trabalho não consta no RI, a fim de evitar duplicidade de material.
Para títulos e nomes, utilize apenas as iniciais maiúsculas e as demais letras minúsculas (exceto em caso de siglas).
Para sobrenomes que exprimem grau de parentesco:
- USE: Santos Júnior, José Alves dos
- AO INVÉS DE: Júnior, José Alves dos Santos
Sim, o depósito pode ser feito de duas formas:
1) Autoarquivamento: cada usuário insere seu trabalho. Realize o cadastro no RI e solicite a permissão por e-mail (veja como criar o acesso nas perguntas anteriores).
2) Depósito mediado: um funcionário do colegiado e/ou programa de pós-graduação faz a submissão de todos os trabalhos. Para tanto, é necessário entrar em contato por e-mail (repositorio@ufba.br) para solicitar a liberação de acesso e, caso necessário, treinamento para a inserção dos trabalhos no Repositório.
O TCC não precisa ser enviado de forma impressa à Biblioteca, exceto as teses e dissertações. Disponibilize o TCC em formato digital no RI/UFBA através do autoarquivamento.
O software DSPACE utilizado pelo RI não é recomendado para submissão de dados de pesquisa. Recomendamos a utilização do Repositório de dados de pesquisa Figshare ou Zenodo. Ambos são usados pela comunidade da UFBA e permitem a migração dos metadados para quando o Repositório de Dados de Pesquisa da Universidade for instalado.
Verifique em "Meu espaço" se o trabalho está no fluxo de depósito. Caso esteja, o trabalho foi depositado e vai passar pelo processo de revisão/validação antes de ficar disponível no RI. Caso contrário, verifique em “submissão não concluída”, pois o depósito pode não ter sido realizado e deve ser submetido e/ou concluído.
Esse tipo de depósito é denominado “depósito mediado”, é realizado por um funcionário do colegiado e/ou programa de pós-graduação, que faz a submissão de todos os trabalhos no RI. Para tanto, é necessário entrar em contato por e-mail (repositorio@ufba.br) para realizarmos a liberação de acesso e, caso necessário, treinamento para a inserção dos trabalhos no Repositório.
O acesso é válido por 30 dias. Após esse prazo, será necessário fazer uma nova solicitação por e-mail (repositorio@ufba.br).
Os arquivos que têm muitas imagens, ou seja, arquivos muito pesados devem ser depositados em baixa resolução, a fim de facilitar o depósito e o acesso aos documentos. Não há um tamanho definido, recomenda-se tamanho igual ou inferior a um (1) gigabyte.
Recomenda-se realizar o depósito em formato PDF.
Caso haja dúvidas, entre em contato com a equipe do RI/UFBA através de repositorio@ufba.br