Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11141
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O samba chula de cor e salteado em São Francisco do Conde/Ba: cultura populá e educação não-escolá para além da(o) capitá |
Authors: | Lordelo, Petry Rocha |
metadata.dc.creator: | Lordelo, Petry Rocha |
Abstract: | Este trabalho é fruto da convivência com os sambadores e sambadeiras do Recôncavo da Bahia, especialmente aqueles situados no município de São Francisco do Conde. Partindo do levantamento de problemáticas significativas, decorrentes das crises estruturais do sistema capitalista – que seguem exterminando a fonte de toda riqueza: o homem e a natureza – perguntamo-nos como o samba de roda – dentro deste, o samba chula – conseguiu sobreviver em meio às adversidades e desigualdades sociais, chegando ao atual estágio de seu reconhecimento enquanto Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. Nesse contexto, buscamos discutir como se dão os processos de produção e transmissão de saberes no âmbito das instituições formais de ensino vinculadas à mercado-lógica do capital; bem como no âmbito dos espaços não-escolares assentados sob a “lógica diferenciada” das culturas populares. Destarte, optamos por fazer um estudo de caso com o grupo de Samba Chula Filhos da Pitangueira, onde, a partir dos contatos constantes, da observação participante, da memória, da oralidade, e das rodas de samba, coletamos os dados que nos permitiram acessar sentidos e significados que julgamos capazes de contribuírem com a formação humana numa perspectiva omnilateral, para além do capital. |
Keywords: | Cultura popular Educação não-escolar Samba chula Formação humana Popular culture Non-school education Human formation |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11141 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação. Petry Lordelo.pdf | 4,71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.