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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Qualidade de Vida e Voz dos Trabalhadores do Serviço de Atendimento ao Cidadão do município de Salvador-Ba.
Autor(es): Santana, Uiliam Freitas de
Primeiro Orientador: Masson, Maria Lúcia Vaz
Resumo: Objetivo: Verificar qual o impacto de um problema de voz na qualidade de vida dos funcionários do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no município de Salvador Ba. Metodologia: A amostra foi composta por 114 trabalhadores de dois postos do SAC localizados no município de Salvador-Ba. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com dados sociodemográficos, hábitos de vida e saúde, além do Protocolo Qualidade de Vida em Voz (QQV). Foi utilizado o método de análise quantitativa, sendo feita uma análise descritiva dos dados sociodemográficos e calculados a média e desvio-padrão para os escores do QVV. O bloco de perguntas referentes às queixas vocais foi a variável independente para associação com as respostas dos escores do QVV. Os dados obtidos foram analisados no programa SPSS versão 17.0, estabelecendo-se nível de significância de p≤0,05, através do teste T de Student. Resultados: As respostas do Protocolo QVV indicaram que os funcionários do SAC apresentam boa avaliação de sua qualidade de voz. As médias gerais dos escores do QVV foram altas, entretanto, estas foram significativamente menores nos sujeitos com queixas vocais em relação aos sem queixas, exceto no domínio socioemocional. Houve uma baixa prevalência de queixas vocais nos trabalhadores. A hipertensão foi a doença mais prevalente na população geral e, refluxo gastresofágico e rinite alérgica foram as mais prevalentes no grupo com queixas vocais. Conclusão: para os trabalhadores do SAC localizados no município de Salvador, uma alteração vocal não representa problema nas atividades de vida diária, independentemente das condições e especificidades diferenciadas entre postos e entre a organização do trabalhador
Abstract: Objective: assess the impact of a voice problem on quality of life for employees of a citizen care hub named “Serviço de Atendimento ao Cidadão” (SAC) in Salvador, Bahia. Methodology: The sample consisted of 114 workers SAC located in the city of Salvador, Bahia. For the data collection was utilized a questionnaire about sociodemographic, lifestyle and health, and the Protocol on Voice-Related Quality of Life (V-RQOL). It was used the method of quantitative analysis. It was made a descriptive analysis of sociodemographic data and calculated the average standard deviation for the scores of V-RQOL. The block of questions relating to voice complaints was the independent variable for association with the responses of V-RQOL scores. Data were analyzed using SPSS version 17.0, establishing a significance level of p ≤ 0.05, by Student T test. Results: Responses of V-RQOL indicated that of the SAC employees of have a good assessment of their quality of voice. The overall means of V RQOL scores were high, however, these were significantly lower in subjects with voice complaints compared those without voice complaints, except in the socio-emotional domain. There was a low prevalence of voice complaints among workers. Hypertension was the most prevalent disease in the general population, and gastroesophageal reflux and allergic rhinitis were the most prevalent in the group with vocal complaints. Conclusion: for employees of SAC located in the city of Salvador, the voice is not a problem in daily activities, regardless of the conditions and characteristics differentiated between places of work and its organization
Palavras-chave: Voz
Distúrbios da voz
Qualidade de Vida
Saúde do trabalhador
Satisfação no Emprego
Exposição Ocupacional.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Saúde - ICS
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36480
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Enfermagem - (Escola de Enfermagem)

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