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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Rasurando as narrativas oficiais: uma crítica à teoria historiografica do direito a partir da presença de estudantes negros na Faculdade Livre de Direito da Bahia no pós abolição
Otros títulos : Scratching the official narratives: A critique of the Historiographical Theory of Law from the presence of black students at the Free Law School of Bahia in the post-abolition.
metadata.dc.creator: Santos, Vitor Luís Marques dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Maurício Azevedo de
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Maurício Azevedo de
metadata.dc.contributor.referee2: Vida, Samuel Santana
metadata.dc.contributor.referee3: Sá, Gabriela Barretto de
metadata.dc.description.resumo: O trabalho tem como escopo discutir as primeiras percepções acerca da prática de ensino do componente curricular História do Direito, no âmbito da graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia, a partir do olhar obtido com o exercício da atividade discente intitulada monitoria acadêmica, cujo objetivo central é promover a integração na relação estudantedocente às atividades universitárias de ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, aqui, faz-se mister contextualizar o debate crítico sobre as práticas curriculares hegemônicas em torno da educação jurídica contemporânea e os processos de disputa pela afirmação da autonomia/relevância da historiografia jurídica para a formação discente. Aponta-se, entretanto, a necessidade de emprego de aportes teórico-metodológicos-simbólicos-epistemológicos para construção de uma narrativa jushistórica que rechace os valores positivistas, anacrônicos, etnocêntricos, racistas e epistemicidas, onde a relação entre direito, história e diversidade possa integrar a nova quadra das faculdades de direito.
Resumen : The aim of this paper is to discuss the first perceptions about the teaching practice of the History of Law curriculum component, under the Law degree at the Federal University of Bahia, from the perspective obtained with the exercise of the student activity entitled academic monitoring, whose objective is The main goal is to promote the integration in the student-teacher relationship with university teaching, research and extension activities. Therefore, it is necessary to contextualize the critical debate on hegemonic curricular practices around contemporary legal education and the processes of dispute for the affirmation of the autonomy / relevance of legal historiography for student education. However, we point out the need to use theoretical-methodological-symbolic-epistemological contributions to construct a Jushistoric narrative that rejects positivist, anachronistic, ethnocentric, racist and epistemicidal values, where the relationship between law, history and diversity can be integrated. the new block of law schools.
Palabras clave : Educação Jurídica
Ensino de História do Direito
Práticas Curriculares
Epistemologia jurídica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38634
Fecha de publicación : 10-dic-2019
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

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