Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38646
Tipo: Livro
Título: Inteligência artificial e educação : refletindo sobre os desafios contemporâneos
Autor(es): Alves, Lynn
Resumo: A coletânea não tem intenção de apontar verdades absolutas, mas de provocar em especial educadores a interagir com os aparatos tecnológicos, em especial as IAs destacadas, construindo olhares críticos que vão além de perspectivas tecnofóbicas. Na primeira parte são apresentadas linhas cronológicas para entender o avanço da IA e o marco diferencial com a emergência da Inteligência Artificial Generativa (como ChatGPT 3.5, ChatGPT 4.0, Dall-E e Midjourney), além de serem apontados os riscos e as possibilidades ao interagir com tais aparatos tecnológicos, especialmente no cenário educacional. Já a segunda parte da obra, “Mediação da Inteligência Artificial nas práticas pedagógicas e investigativas”, traz reflexões e práticas de professores e pesquisadores brasileiros e portugueses com a interação dessa tecnologia nos espaços de aprendizagem.
Palavras-chave: Inteligência artificial
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Ensino, aprendizagem e tecnologias
Inteligência artificial - Aplicações educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38646
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Ciências Humanas (EDUFBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inteligência artificial e educação-repositorio.pdf8,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.