Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38646
Tipo: | Livro |
Título: | Inteligência artificial e educação : refletindo sobre os desafios contemporâneos |
Autor(es): | Alves, Lynn |
Resumo: | A coletânea não tem intenção de apontar verdades absolutas, mas de provocar em especial educadores a interagir com os aparatos tecnológicos, em especial as IAs destacadas, construindo olhares críticos que vão além de perspectivas tecnofóbicas. Na primeira parte são apresentadas linhas cronológicas para entender o avanço da IA e o marco diferencial com a emergência da Inteligência Artificial Generativa (como ChatGPT 3.5, ChatGPT 4.0, Dall-E e Midjourney), além de serem apontados os riscos e as possibilidades ao interagir com tais aparatos tecnológicos, especialmente no cenário educacional. Já a segunda parte da obra, “Mediação da Inteligência Artificial nas práticas pedagógicas e investigativas”, traz reflexões e práticas de professores e pesquisadores brasileiros e portugueses com a interação dessa tecnologia nos espaços de aprendizagem. |
Palavras-chave: | Inteligência artificial Educação - Efeito das inovações tecnológicas Ensino, aprendizagem e tecnologias Inteligência artificial - Aplicações educacionais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38646 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas (EDUFBA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inteligência artificial e educação-repositorio.pdf | 8,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.