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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Tecendo caminhos: práticas didático-pedagógicas em teatro negrorreferenciado para estimular o projeto de vida de jovens negros da periferia.
Otros títulos : Weaving paths: didactic-pedagogical practices in Black-referenced theater to stimulate the life project of black youth from the periphery.
metadata.dc.creator: Silva, Brenda Nayla Santos Lima da
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Evani Tavares
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Livia Sudare de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Evani Tavares
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Livia Sudare de
metadata.dc.contributor.referee3: Barreto, Cristiane Santos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso, situa-se no contexto da pesquisa em Artes, apresentando uma abordagem qualitativa e configurando-se como um relato de experiência de duas incursões no exercício da docência. A primeira ocorreu no Colégio Estadual Rotary, junto às turmas de ensino médio, enquanto a segunda foi uma experiência acadêmica conduzida por meio da disciplina de Prática de Estágio em Pedagogia do Teatro III (2023) Salvador, envolvendo a ministração da Oficina Teatral: Em busca de mim. A metodologia adotada não se limita ao relato da docente em exercício; engloba a descrição detalhada de procedimentos e práticas didático-pedagógicas e artísticas concebidas durante as atividades, bem como relatos dos participantes e trechos dos relatórios dessas ações. O objetivo central é analisar as práticas educacionais, fundamentadas no teatro negrorreferenciado, implementadas nessas experiências, visando estimular os participantes a construírem seus projetos de vida. Este relato busca destacar e analisar os conteúdos, procedimentos e ferramentas diretamente empregados nas práticas pedagógicas, fundamentadas no ensino-aprendizado do teatro negro, como abordagem para a construção do projeto de vida dos jovens participantes. O conceito de projeto de vida, conforme definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), representa a sexta competência geral e visa capacitar os discentes a valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências que os habilitem a realizar ações transformadoras na sociedade. A perspectiva adotada por esta pesquisa é que práticas teatrais negrorreferenciadas têm o potencial não apenas de estimular o sonho, mas de fazê-lo com propósito, semeando e encorajando realizações que transcendem o individualismo, abraçando o coletivo. Isso se revela crucial, especialmente, ao despertar jovens negros para projetarem futuros possíveis, mesmo quando habitam periferias frequentemente negligenciadas pelas políticas públicas, onde a cidadania plena é muitas vezes uma aspiração não atendida. A relevância destas práticas vai além do fazer artístico, almejando promover autoconhecimento, afirmação da identidade e reflexão sobre a história e realidade dos participantes.
Resumen : This course conclusion work is located in the context of research in Arts, presenting a qualitative approach and configuring itself as an experience report of two forays into teaching. The first took place at Colégio Estadual Rotary, alongside high school classes, while the second was an academic experience conducted through the discipline of Internship Practice in Theater Pedagogy III (2023) Salvador, involving the delivery of the Theater Workshop: In Search of me. The methodology adopted is not limited to the report of the in-service teacher; encompasses a detailed description of didactic-pedagogical and artistic procedures and practices designed during the activities, as well as reports from participants and excerpts from reports on these actions. The central objective is to analyze the educational practices, based on black-referenced theater, implemented in these experiences, aiming to encourage participants to build their life projects. This report seeks to highlight and analyze the contents, procedures and tools directly used in pedagogical practices, based on the teaching-learning of black theater, as an approach to building the life project of the young participants. The concept of Life Project, as defined in the National Common Curricular Base (BNCC, 2018), represents the sixth general competence and aims to enable students to value and appropriate knowledge and experiences that enable them to carry out transformative actions in society. The perspective adopted by this research is that black-referenced theatrical practices have the potential not only to stimulate the dream, but to do so with purpose, sowing and encouraging achievements that transcend individualism, embracing the collective. This proves to be crucial, especially when awakening young black people to project possible futures, even when they live in peripheries often neglected by public policies, where full citizenship is often an unmet aspiration. The relevance of these practices goes beyond artistic creation, aiming to promote self-knowledge, affirmation of identity and reflection on the history and reality of the participants.
Palabras clave : Teatro negro
Educação Antiracista
Projeto de vida
Periferia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39008
Fecha de publicación : 18-dic-2023
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

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