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Tipo: Tese
Título: Grafias em circuitos digitais: imagens de um presente de clausuras e exceções
Título(s) alternativo(s): Graphics in digital circuits: images of a present of clausuras and exceptions
Autor(es): Lucena, Pablo Lemos
Primeiro Orientador: Pimentel, Ludmila Cecilina Martinez
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Ludmila Cecilina Martinez
metadata.dc.contributor.referee2: Junior, Edgard Mesquita de Oliva
metadata.dc.contributor.referee3: Silveira, Renato da
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Roselene Cássia de Alencar
metadata.dc.contributor.referee5: Garcia, Roseli Amado da Silva
Resumo: Esta pesquisa na linha de Processos de Criação em Artes Visuais teve como premissa principal, a imagem enquanto representação, a imagem dialética, sendo priorizada as linguagens da fotografia e do vídeo. No decorrer da pesquisa teórica e imagética, uma cartografia sobre arte e política foi traçada, onde foi possível recorrer a diferentes períodos da história da arte como uma forma de tensionar a prática artística. Para tanto, diálogos foram estabelecidos com autores como: Didi-Huberman, Jacques Rancière, Walter Benjamin, Hall Foster, Peter Bürger ou com artistas como Harun Farocki, Ai Weiwei e Cao Guimarães. Durante o início do processo de criação, o espaço da construção do BRT e os operários foram fotografados, trazendo questionamentos sobre as recentes transformações ocorridas na cidade de Salvador, porém com a chegada da Pandemia do Covid 19, outros procedimentos foram utilizados durante o confinamento. Da janela de um apartamento, a câmera fotográfica foi redirecionada para os trabalhadores urbanos, os infoproletariados, os informais e desempregados que trafegavam pela urbe, ao mesmo tempo aspectos do contexto político e da subjetividade do artista em quarentena foram manifestados. Deste modo, uma dialética das imagens e seus transbordamentos foi criada não somente pelos recortes da realidade social, mas também pelas interferências digitais aplicadas.
Abstract: This research in the line of Creative Processes in Visual Arts had as its main premise, image as representation, dialectical image, prioritizing the languages of photography and video. During theoretical and imagery research, a cartography on art and politics was drawn, in which it was possible to explore different periods of art history as a way of tensioning artistic practice. To this end, dialogues were established with authors such as: Didi-Huberman, Jacques Rancière, Walter Benjamin, Hall Foster, Peter Bürger or with artists such as Harun Farocki, Ai Weiwei and Cao Guimarães. During the beginning of creation process, BRT construction space and the workers were photographed, raising questions about the recent transformations that took place in the city of Salvador, however, with the arrival of the Covid 19 Pandemic, other procedures were used during confinement. From the window of an apartment, the camera was redirected towards urban workers, the infoproletariat, the informal and unemployed people moving around the city, at the same time aspects of the political context and subjectivity of the artist in quarantine were manifested. In this way, a dialectic of images and their overflows was created not only by focusing on social reality, but also by applied digital interference.
Palavras-chave: Arte - Criatividade
Imagens técnicas
Pandemia
Trabalhadores
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Belas Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39069
Data do documento: 3-Out-2023
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