Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39075
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | BRINCAR É COISA SÉRIA!?: Uma Investigação do Jogo Dramático Infantil como Possível Ferramenta de Aprendizagem no Colégio São Lázaro |
metadata.dc.creator: | Silva, Liliane Pires da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira , Urânia Auxiliadora Santos Maia de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mendonça, Célida Salume |
metadata.dc.contributor.referee2: | Milet, Maria Eugenia Viveiros |
metadata.dc.description.resumo: | Esta monografia tem como objetivo examinar o Jogo Dramático Infantil (JDI) como facilitador do processo de ensino e aprendizagem – que aborda em sua teoria e práxis o JDI como ferramenta lúdica teatral – nas brincadeiras em grupo ou individual; desse modo, a monografia vem à contribuir na construção literária no que diz respeito a sugestões de métodos e/ou ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem na escola (bem como no ensino de teatro) relatando uma vivencia que articula teoria e processo investigativo. Promove ao aluno, o ensino de teatro dentro do contexto escolar, com foco nas séries iniciais (com crianças de três a cinco anos) a partir do Jogo Dramático Infantil e de seu aproveitamento dentro ou fora da sala de aula, bem como de sua presença no Projeto Político Pedagógico escolar (PPP). Diante desse cenário, a sugestão de uma reavaliação na estrutura curricular, considerando a introdução do Teatro na Educação Infantil, emerge como uma proposta viável. Agregar os Jogos Dramáticos Infantis no PPP em colaboração com profissionais de teatro e a criação de espaços para atividades teatrais, podem ser estratégias promissoras para preencher a lacuna identificada. Essa abordagem não apenas atenderia à curiosidade natural das crianças, mas também enriqueceria o ambiente educacional com experiências formativas e lúdicas. |
Palabras clave : | Jogo Dramático Infantil Projeto Político Pedagógico Teatro e Educação Educação Infantil Ensino Fundamental |
metadata.dc.subject.cnpq: | Artes Cênicas - Teatro |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39075 |
Fecha de publicación : | 12-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Liliane Pires.pdf | 835,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.