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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39081
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | Corpar, vibrar e instalar: percursos entre composições performativas e neurodiversidade |
Otros títulos : | Corpar, vibrar, and instalar: pathways beteween performative compositions and neurodiversity Corpar, vibrar y instalar: trayetos entre composiciones performativas y neurodiversidad |
metadata.dc.creator: | Ragazzon, Patrícia Avila |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Mendonça, Celida Salume |
metadata.dc.contributor.referee1: | Brondani, Joice Aglae |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fernandes, Ciane |
metadata.dc.contributor.referee3: | Mancini, Bianca Scliar Cabral |
metadata.dc.contributor.referee4: | Silva, Carlos Alberto Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee5: | Silveira, Mesac |
metadata.dc.description.resumo: | De um imaginário de viagem e errância criado pela perspectiva da Pesquisa em Artes Cênicas, emerge uma investigação poética sobre corpar, vibrar e instalar definidos nesta pesquisa como movimentos que ocorrem internamente no processo de criação e em formação contínua, sendo simultâneos, interdependentes e relacionais. Eles são perceptíveis pelas materialidades, elementos visíveis, audíveis, sensíveis e palpáveis que se fazem presentes pelo corpo, sua relação com objetos e espacialidade. Esta organização produz composições performativas, experimentos com bases na performance artística, voltados para diferentes modos de perceber o mundo. Pela abordagem da pesquisa-criação, a escrita se estrutura a partir de experiências tecidas em oficinas de teatro junto a pessoas diagnosticadas com deficiência intelectual, identificadas aqui pelo emergente paradigma da neurodiversidade. A utilização desta terminologia rompe com modelos de desordem e patologização, ampliando-se para as diversas percepções que são variações naturais dentro das espécies, um modo de existência fora de padrões de normalidade, gerador de particularidades perceptuais e relacionais. As concepções propostas na pesquisa são desenvolvidas através da observação das oficinas e dos caminhos performativos da pesquisadora, cruzando conhecimentos entre Estudos da Performance, Estudos de Neurodiversidade, sobre corpo e reflexões filosóficas. O objetivo é que o estudo possibilite novas proposições para um ensino de teatro acessível para pessoas com ou sem deficiência, podendo assim desarticular sistemas de dominação de corpos, atualizar estratégias do campo da Performance para a Pedagogia das Artes Cênicas e expandir noções sobre percepção de mundos, de vidas a serem vividas e construídas em coletividade. |
Resumen : | From an imaginary of tour and errantry created by the perspective of Research in Performing Arts, emerges a poetic investigation about corpar, vibrar, and instalar, defined here as movements that occur internally in the creative process being simultaneous, interdependent and, relational. They are perceptible by the materialities, visible, audible, sensitive and palpable elements that are present by the body, its relationship with objects and spatiality. This organization produces performative compositions, experiments based on artistic performance, focused on different ways of perceiving the world. This research-creation structure this thesis created from experiences in theater workshops with people with intellectual disabilities, identified here by the emergent paradigm of neurodiversity. The use of this terminology breaks with models of disorder and pathologization, expanding to the various perceptions that are natural variations within species, a mode of existence outside normal patterns, generator of perceptual and relational particularities. The conceptions proposed in the research are developed by observing of the workshops and performative paths of the researcher, crossing knowledge between Performance Studies, Neurodiversity Studies, about body and philosophical reflections. The goal is to enables new propositions for an accessible theater teaching for people with or without disabilities, and can thus disarticulate systems of domination of bodies, update strategies from the field of Performance to the Pedagogy of the Performing Arts and expand notions about perception of worlds, of lives to be lived, and built in collectivity. |
Palabras clave : | Corpar Vibrar Instalar Composições performativas Neurodiversidade |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39081 |
Fecha de publicación : | 14-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PPGAC) |
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