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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39083
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A Paideia na atividade pedagógica do filósofo |
metadata.dc.creator: | Souza, Elisabeth Maria de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Gislene Vale dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Elizia Cristina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Alessandra Carbonero |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Gislene Vale dos |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho se constitui de uma indagação sobre a Paideia na atividade pedagógica do filósofo, partindo de um contexto histórico e introduzindo a questão da formação humana. Paideia é um termo grego comumente traduzido por ‘educação’, a educação humana como tal, aquela que busca desenvolver toda sua capacidade, que se perdura por toda a vida a fim de realizar perfeitamente o ideal humano. Os gregos se preocupavam com a formação da pessoa humana, ou seja, com sua melhoria e seu refinamento. Sendo assim, essa educação era voltada para o aperfeiçoamento da areté (virtude). Para tematizar esta indagação foram construídos três capítulos que dão corpo a esta monografia: “A educação na Grécia Arcaica”; “A influência da oralidade na educação oferecida pelos sofistas” e “A influência da oralidade na educação pensada pelo filósofo”. A construção destes capítulos desembocam na discussão acerca do “Conhece a ti mesmo” e a clássica declaração de Sócrates “Uma vida sem exame é indigna”. A filosofia socrática corresponde a essa maneira de viver refletindo e dialogando com os demais, ou seja, a um exercício espiritual, uma reflexão ativa que tem como propósito chegar com outros homens a uma inteligência, o valor supremo da vida, o aperfeiçoamento da alma. Trata-se de estudo bibliográfico e histórico-crítico. |
Abstract: | The present work is constituted of an inquiry about the Paideia in the pedagogical activity of the philosopher, it’s starting from a historical context and introducing the question of the human formation. Paideia is a Greek term commonly translated as 'education', the human education as such, that seeks to develop all capacity, which if it lasts for a lifetime in order to perfectly fulfill the human ideal. The Greeks were concerned with the formation of the human person, that is, with your improvement and refinement. Therefore, this education was aimed at the improvement of areté (virtue). For thematize this question, three chapters were built that embody this monography: “Education in Archaic Greece”; “The influence of orality in the education offered by the sophists” and “The influence of orality in the education thought by the philosopher”. The construction of these chapters leads to the discussion about “Know yourself” and the classic statement by Socrates “A life without examination is unworthy”. Socratic philosophy corresponds to this way of living by reflecting and dialoguing with others, that is, a spiritual exercise, an active reflection whose purpose is to arrive with other men at an intelligence, the supreme value of life, the perfection of the soul. It is a bibliographic and historical-critical study. |
Keywords: | Paideia Areté Grécia Arcaica Persuasão |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::HISTORIA DA FILOSOFIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39083 |
Issue Date: | 16-Aug-2022 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Filosofia |
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