Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39256
Tipo: | Dissertação |
Título: | Contribuições da biomecânica para o trabalho pedagógico na educação física escolar à luz da abordagem crítico-superadora e da pedagogia histórico-crítica: limites e possibilidades a partir da utilização do software dipa© |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of biomechanics to pedagogical work in school Physical Education pursuant of the Abordagem Crítico-superadora and Pedagogia Histórico-crítica: limits and possibilities of DIPA© software. |
Autor(es): | Oliveira, Eliabe Figuerêdo |
Primeiro Orientador: | Taffarel, Celi Nelza Zulke |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sá, Kátia Oliver de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Albuquerque, Joelma de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Hack, Cássia |
metadata.dc.contributor.referee4: | Loss, Jefferson Fagundes |
metadata.dc.contributor.referee5: | Carvalho, Marize Souza |
Resumo: | O objeto da presente investigação é o trato com o conhecimento da Biomecânica, especificamente sobre Postura Corporal na formação de professores e no currículo escolar. A problemática diz respeito a negação deste conhecimento enquanto patrimônio da humanidade e sua contribuição para elevar o padrão cultural dos professores e dos estudantes no que diz respeito à Postura Corporal enquanto conhecimento clássico da Biomecânica do movimento humano e do esporte. A pergunta síntese diz respeito à possibilidade da consideração deste conhecimento clássico na formação de professores e no currículo escolar, levando em consideração a aplicação da tecnologia desenvolvida pelo software de avaliação postural DIPA© e, as contribuições da Abordagem Crítico-superadora, da Pedagogia Histórico-critica e da Psicologia Histórico-cultural para elevar a capacidade teórica de professores e estudantes. O objetivo da investigação é apresentar uma síntese propositiva sobre a utilização do DIPA©, a partir das contribuições da Abordagem Crítico-superadora da Teoria Pedagógica Histórico- crítica e da Teoria Psicológica Histórico-cultural para a formação de professores e currículo escolar. O percurso metodológico implicou em partir do concreto, da pratica social da Formação de Professores e do currículo escolar, em que constatamos a negação deste conhecimento no currículo. Realizamos, também, análise da literatura que delimitamos considerando critério da contribuição ao debate sobre Cultura Corporal, Educação Física, Saúde, Biomecânica, Postura Corporal e currículo escolar, o que culminou na Experiência-piloto Postura no Calabar e Postura no Colégio Estadual Marcílio Dias (Salvador/BA). Os dados analisados nos permitem apresentar uma proposição conclusiva para o ensino da Biomecânica, especificamente do conteúdo Postura Corporal, a partir de subsídios da Teoria Psicológica Histórico-cultural, da Pedagogia Histórico-crítica e da Abordagem Crítico-superadora do ensino da Educação Física, superando-se, assim, a fragmentação no trato com o conhecimento e a negação deste conteúdo, tanto na formação de professores, quanto no currículo escolar. |
Abstract: | The object of the present investigation is to deal with the knowledge of Biomechanics specifically about Body Posture in the formation of teachers and in the school curriculum. The issue concerns the denial of this knowledge as a heritage of humanity and its contribution to raising the cultural standard of teachers and students with regard to Body Posture as a classic knowledge of Biomechanics of the human movement and sport. The synthesis question concerns the possibility of considering this classic knowledge in the training of teachers and in the school curriculum taking into account the application of the technology developed by the postural assessment software DIPA© and the contributions of the Pedagogia Histórico-crítica and the Psicologia Histórico-cultural to raise the theoretical capacity of teachers and students. The aim of the investigation is to present a propositional synthesis on the use of DIPA© from the contributions of the Abordagem Crítico-superadora of the Pedagogia Histórico-crítica and the Psicologia Histórico-cultural to the teacher training and the school curriculum. The methodological path implied starting from the concrete, from the social practice of Teacher Education and from the school curriculum where we found the denial of this knowledge in the curriculum, we also carried out an analysis of the literature that we delimited considering the criterion of the contribution to the debate on Body Culture, Physical Education, health , Biomechanics, Body Posture and school curriculum which culminated in the Pilot Experience Posture in Calabar and Posture at Colégio Estadual Marcílio Dias (Salvador / BA). The analyzed data allow us to present a conclusive proposition for the teaching of Biomechanics specifically of the content Body Posture from subsidies of the Psicologia Histórico-cultural of Pedagogia Histórico-crítica and the Abordagem Crítico-superadora to Physical Education teaching. Thus, overcoming the fragmentation in dealing with knowledge and the denial of this content, both in the training of teachers and in the school curriculum. |
Palavras-chave: | Biomecânica. Postura Corporal Cultura Corporal Formação de Professores Currículo escolar. Professores - Formação Currículos Pedagogia-histórico-crítica |
CNPq: | Educação Educação Física |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39256 |
Data do documento: | 17-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Mestrado - Eliabe Oliveira.pdf | CONTRIBUIÇÕES DA BIOMECÂNICA PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR À LUZ DA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA LIMITES E POSSIBILIDADES A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DIPA© | 4,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
ata_defesa_ELIABE_FIGUEREDO_DE_OLIVEIRA 05_02_2024. assinada.pdf | Ata de Defesa Assinada - Eliabe Oliveira | 108,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.