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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Desenvolvimento de novo modelo veicular quase-estático e novo algoritmo de otimização para a predição do tempo mínimo de volta
Otros títulos : Development of a new quasi-static vehicle model and new optimization algorithm for minimum turn trip time prediction
metadata.dc.creator: Macêdo, Alam Rosato
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa Filho, Marcus Vinicius Americano da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa Filho, Marcus Vinicius Americano da
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Daniel Diniz
metadata.dc.contributor.referee3: Andrade, Gustavo Artur de
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, um novo método para a modelagem quase-estática de veículos de competição foi desenvolvido. O método utiliza apenas informações facilmente disponíveis para categorias amadoras de competição automotiva. Um problema de otimização foi formulado para determinar o traçado ótimo e um novo método de otimização foi desenvolvido para realizar a otimização do traçado. Este novo método (Método do Gradiente Duplo) permite prever linhas de corrida descritas por splines cúbicas (problemas resolvidos na maioria dos casos por métodos estocásticos) em tempo semelhante aos métodos determinísticos. Solucionar o problema de minimização do tempo de volta utilizando um método gráfico de otimização mostrou ser viável e aplicável. O método do Gradiente Duplo foi avaliado em comparação a quatro outros métodos de otimização capazes de otimizar o traçado graficamente e foi o único a executar a simulação em tempo hábil para que a análise possa ser executada durante eventos esportivos.
Resumen : In this work, a new method for quasi-static modeling of competition vehicles was developed. The method uses only information that is readily available for amateur automotive competition categories. An optimization problem was formulated to determine the optimal trajectory and a new optimization method was developed to perform the trajectory optimization. This new method (Double Gradient Method) makes it possible to predict racing lines described by cubic splines (problems solved in most cases by stochastic methods) in a similar time as deterministic methods. Solving the minimum lap time problem using a graphical optimization method proved to be feasible and applicable. The double gradient method was evaluated against four other optimization methods capable of graphically optimizing the trajectory and was the only one that could run the simulation in a timely manner, allowing the analysis to be performed during sporting events.
Palabras clave : Simulação
Tempo de Volta
Otimização
Tempo Mínimo de Manobra
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS::ENGENHARIA MECATRONICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica da UFBA (PPGM) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39288
Fecha de publicación : 22-dic-2023
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGM)

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