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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39303
Tipo: | Tese |
Título: | PROCESSOS CRIATIVOS EM COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA GAMES: INTERFACES ENTRE GAME DESIGN, COGNIÇÃO INCORPORADA E EXPERIÊNCIA IMERSIVA |
Título(s) alternativo(s): | Creative Processes in Music Composition for Games: Interfaces between Game Design, Embodied Cognition and Immersive Experience |
Autor(es): | Moraes, Tharcisio Vaz da Costa de |
Primeiro Orientador: | Bertissolo, Guilherme |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bertissolo, Guilherme |
metadata.dc.contributor.referee2: | Espinheira, Alexandre Mascarenhas |
metadata.dc.contributor.referee3: | Westermann, Bruno |
metadata.dc.contributor.referee4: | Alves, Lynn Rosalina Gama |
metadata.dc.contributor.referee5: | Meneguette, Lucas Correia |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar diferentes estratégias musicais criativas em prol de uma experiência imersiva do jogador através da apresentação de conceitos e reflexões sobre a natureza multirreferencial inerente à mídia dos jogos eletrônicos, sob a perspectiva dos campos da Composição Musical, Cognição Incorporada, Game Design e suas possíveis inter-relações. A aplicação destes campos teóricos é exemplificada através dos processos criativos de três diferentes obras musicais pertencentes às mídias de cinema, animação e jogos eletrônicos, em nível crescente de complexidade no que se refere à sua instrumentação, duração, escopo (quantidade de segmentos gerados) e referenciais teóricos aplicados. Esta aplicação culmina na composição musical para quinteto de cordas, piano, sintetizador e percussão para a segunda versão (com novos elementos narrativos e interativos) do audio game BREU: Ataque das Sombras, jogo eletrônico com proposta inclusiva constituído exclusivamente por recursos sonoros, podendo ser interagido por jogadores cegos e videntes. Os processos criativos para o game foram guiados pelo seguinte questionamento: “Como a composição musical para um jogo eletrônico sem interface visual pode se articular aos seus diferentes elementos narrativos e interativos e consequentemente gerar uma experiência imersiva para o jogador?”. Dada sua natureza interativa, o processo de criação musical nos jogos eletrônicos pode apresentar particularidades em relação a outras mídias. E, considerando seu potencial imersivo, é importante estabelecer uma discussão sobre possíveis processos criativos a serem adotados e como as intencionalidades do compositor podem influenciar nos mecanismos de ação e percepção do jogador. Por fim, esta articulação multirreferencial permitiu responder ao questionamento proposto através da contextualização, análise e criação musicais e apresentação de metodologias de playtesting acerca de diferentes elementos técnicos e criativos referentes a composição musical no contexto dos jogos digitais, devendo contribuir para o fomento de discussões e o embasamento dos processos composicionais de profissionais interessados em ingressar neste campo. |
Abstract: | This work aims to investigate different creative musical strategies in favor of an immersive experience of the player through the presentation of concepts and reflections on the multi- referential nature inherent to the media of electronic games, from the perspective of the fields of Musical Composition, Embodied Cognition, Game Design and their possible interrelations. The application of these theoretical fields is exemplified through the creative processes of three different musical works belonging to the medium of cinema, animation and electronic games, at an increasing level of complexity regarding their instrumentation, duration, scope (number of segments generated) and applied theoretical references. This application culminates in the musical composition for string quintet, piano, synthesizer and percussion for the second version (with new narrative and interactive elements) of the audiogame BREU: Shadow Hunt, an electronic game with an inclusive approach consisting exclusively of sound resources, that it can be played by blind and sighted players. The creative processes for the game were guided by the following question: "How can the musical composition for a video game without a visual interface articulate its different narrative and interactive elements and consequently generate an immersive experience for the player?". Given its interactive nature, the process of music creation in video games may present particularities in relation to other medium. And, considering its immersive potential, it is important to establish a discussion about possible creative processes to be adopted and how the composer ́s intentions can influence the player ́s action and perception mechanisms. Finally, this multi-referential articulation made it possible to answer the proposed questions through the contextualization, analysis and musical creation, and presentation of playtesting methodologies about different technical and creative elements related to musical composition in the context of digital games and should contribute to the encouragement of discussions and the foundation of the professionals ́ compositional processes interested in approaching this field. |
Palavras-chave: | composição musical para games music design cognição musical cognição incorporada user experience |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Música |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39303 |
Data do documento: | 19-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS) |
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