Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39314
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Documentação pedagógica em contexto: a construção colaborativa de portfólio como dispositivo para a formação de professores da Escola Municipal de Educação Infantil Kimimo Boa Vista – Seabra/BA |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Janara Luiza Paiva Botelho |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Zen, Giovana Cristina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Zen, Giovana Cristina |
metadata.dc.contributor.referee2: | Augusto, Silvana de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de |
metadata.dc.description.resumo: | Compreender os dilemas pelos quais passam os coordenadores pedagógicos em sua efetiva função de formar professores, no sentido de construírem juntos um espaço de estudo, partilha, reflexão e produção de materiais, com recorte na relação entre Alfabetização e Educação Infantil, moveu a elaboração deste plano individual de trabalho, requisito para a conclusão do curso de Mestrado Profissional em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Este plano se articula teórico e metodologicamente à pesquisa “Estou por um triz de dar passos atrás”: os dilemas da coordenadora pedagógica da Escola Kimimo Boa Vista – Seabra/BA – frente à concepção de Alfabetização na Educação Infantil. Essa proposta de intervenção prevê a organização de um produto técnico-tecnológico a se consolidar em plataforma digital – site – que aportará o portfólio da documentação pedagógica, cujo objetivo é a materialização de dispositivos de formação que possa ser importante para espaços formativos de professores, coordenadores pedagógicos e outros educadores afins na perspectiva do fazer profissional que envolve a teoria e prática da Alfabetização na perspectiva construtivista psicogenética por meio das experiências vividas por um grupo de professoras de crianças de quatro a cinco anos e onze meses de idade. |
Abstract: | Understanding the dilemmas that pedagogical coordinators face in their effective role of training teachers, in order to build together a space for study, sharing, reflection and production of materials, focusing on the relationship between Literacy and Early Childhood Education, led to the development of this individual work plan, a requirement for completing the Professional Master's Degree in Curriculum, Literature and Pedagogical Innovations, from the Faculty of Education of the Universidade Federal da Bahia. This plan is theoretically and methodologically linked to the research “Estou por um triz de dar passos atrás” (I'm about to take steps backwards): the dilemmas of the pedagogical coordinator of Kimimo Boa Vista School – Seabra/BA – regarding the concept of Literacy in Early Childhood Education. This intervention proposal envisages the organization of a technical-technological product to be consolidated on a digital platform – website – which will make available the portfolio of pedagogical documentation, whose objective is the materialization of training devices that may be important for training spaces for teachers, pedagogical coordinators and other related educators from the perspective of professional practice that involves the theory and practice of Literacy in a constructivist psychogenetic perspective through the experiences lived by a group of teachers of children aged four to five years and eleven months. |
Keywords: | Alfabetização Educação Infantil Formação continuada Documentação Pedagógica Portfólio como dispositivo de formação Educação - Documentação Portfólio em educação |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Coleções por área do conhecimento |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39314 |
Issue Date: | 26-Feb-2024 |
Appears in Collections: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PTT - PRODUÇÃO TÉCNICA-TECNOLÓGICA - Janara Oliveira (revisado).pdf | 511,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.