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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39371
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Crochê no IFES: possibilidades do sensível em ambiências educativas |
Otros títulos : | Crochet at IFES: possibilities of the sensitive in educational environments |
metadata.dc.creator: | Felix, Jaciara da Costa Rodrigues |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Cordeiro, Salete de Fátima Noro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mallmann, Elena Maria |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Veronica Domingues |
metadata.dc.contributor.referee3: | Reis, Leonardo Rangel dos |
metadata.dc.description.resumo: | A presente investigação surge da implicação da pesquisadora frente aos problemas que atravessam e desafiam o campo da educação de maneira ampla, mas também em seu local de trabalho, o Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes), com um olhar especialmente voltado ao campo das subjetividades humanas, que, dada a sua complexidade, exigem formação de outras estruturas de pensamento e cuidado. Assim, a ideia central deste trabalho foi desenvolver uma proposta interventiva que contemplasse pensar a educação numa perspectiva multirreferenciada, compreendendo o ser humano em sua totalidade. Dessa maneira, foi realizada uma investigação sobre a prática manual do crochê como propósito interventivo educacional, buscando, dessa maneira, possíveis entrelaçamentos dialógicos e tessituras do conhecimento em rede no/do/com o cotidiano da educação. O objetivo geral desta pesquisa pretende compreender de que maneiras a prática do saberfazersentir crochê, como dispositivo de escuta sensível no Ifes Campus São Mateus, pode potencializar a formação humana. Para isso, fez-se uma pesquisa qualitativa que contou com a participação de 29 praticantes envolvendo servidores docentes, técnicos administrativos, estudantes, estagiários, bolsistas e funcionários terceirizados. Através dos espaçostempos do cotidiano escolar vivenciados coletivamente, foram pensadas possibilidades de indicar caminhos para processos formativos favoráveis ao desenvolvimento e práticas de relacionamentos mais éticos, justos e saudáveis entre as pessoas implicadas com as redes de sociabilidade que ali se formam. Sendo assim, foi proposta a construção da “Ambiência Formativa Balaio do Crochê”, ambiência que se propõe à acolhida e à escuta sensível, onde foi inserido o saberfazersentir crochê como um dispositivo aberto e potente na construção da educação humana que se tece junto, no coletivo, pois a educação que traz mudanças na sociedade não é individualista, ela é produzida com e para as pessoas. |
Resumen : | The present investigation arises from the researcher's involvement in the problems that cross and challenge the field of education in a broad way, but also in her workplace, the Federal Institute of Education of Espírito Santo (Ifes). With a focus especially on the field of human subjectivities, which, given their complexity, require the formation of other structures of thought and care. Thus, the central idea of this work was to develop an intervention proposal that included thinking about education from a multi-referenced perspective, understanding the human being in its entirety. In this way, we focused on investigating the manual practice of crochet as an educational intervention purpose, seeking in this way, possible dialogical interweavings and networks of knowledge in/from/with everyday education. The general objective of this research aimed to understand how the practice of crochet know-how, as a sensitive listening device at the Ifes Campus São Mateus, can enhance human formation. To this end, we carried out qualitative research with the participation of 29 practitioners involving teaching staff, administrative technicians, students, interns, scholarship holders and outsourced employees. Through the spaces and times of everyday school life experienced collectively, we glimpse possibilities of indicating paths for formative processes favorable to the development and practices of more ethical, fair and healthy relationships among the people involved in the sociability networks that form them. Therefore, we propose the construction of the “Balaio do Crochê Formative Environment”, an environment that aims to welcome and sensitive listening, where we insert the know-how and feel of crochet as an open and powerful device in the construction of human education that is woven together, in the collective, because the education that brings changes in society is not individualistic, it is produced with and for people. |
Palabras clave : | Ambiências educativas Educação sensível Crochê Instituto Federal de Educação Educação - Aspectos sociais Vivências Relações interpessoais. |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ciências humanas Educação |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39371 |
Fecha de publicación : | 31-oct-2023 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED) |
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