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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39417
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | O ensino do atletismo na educação física escolar a partir dos fundamentos da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica: uma contribuição à atividade voluntária na educação dos adolescentes |
Other Titles: | Teaching athletics in school physical education from the foundations of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy: a contribution to aoluntary aaticity in adolescent education |
metadata.dc.creator: | Iora, Jacob Alfredo |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Peixoto, Elza Margarida de Mendonça |
metadata.dc.contributor.referee1: | Asbahr, Flávia da Silva Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Matheus Bernardo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Facci, Marilda Gonçalves Dias |
metadata.dc.contributor.referee4: | Oliveira, Rogerio Massarotto de |
metadata.dc.contributor.referee5: | Messeder Neto, Helio da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | Esta tese se qualifica como o primeiro trabalho que procura sistematizar a atividade de ensino na Educação Física escolar. Nesse sentido, o compromisso político com a classe trabalhadora foi o de fornecer os conteúdos sistematizados, alterando a relação social de ensino espontânea e cotidiana, baseada no conceito de experiências sensório-motoras, pela formação da capacidade de o indivíduo edificar no objeto o projeto idealizado conscientemente na mente. Para solucionar o problema da ausência de objetividade e sistematicidade do ensino de conteúdos, apresenta-se a linguagem verbal como a principal forma de transmissão-assimilação dos conhecimentos na aula de Educação Física Escolar. A periodização do desenvolvimento humano ontogenético relaciona as novas formações interiores surgidas em cada período de crise à produção de novas necessidades de reprodução da experiência sócio-histórica em cada indivíduo singular. Assim, a transmissão dos conhecimentos acumulados historicamente nos objetos existentes na forma de consciência social e coletiva sobre o atletismo é objeto da organização no plano de ação verbal, em via de se tornarem particulares e interiores, moduladores da imagem subjetiva da realidade objetiva, considerando a nova forma do pensamento conceitual que se apresenta ao adolescente na crise da idade de transição. Essa neoformação proporciona ao período estável da adolescência a efetiva organização interna do conhecimento sistematizado do atletismo, permitindo que em cada ação intelectual se assimile de forma diferenciada os conceitos por meio da ampliação da apropriação e do controle consciente das operações do próprio pensamento. O resultado no desenvolvimento pleno do indivíduo é a atuação voluntária, através do controle do conteúdo no plano da linguagem interior, na qual objetiva-se a imagem subjetiva da realidade na forma histórico-ontológica da corporalidade humana. |
Abstract: | This thesis qualifies as the first work that seeks to systematize the teaching activity in school Physical Education. In this sense, the political commitment to the working class was to provide systematized content, changing the social relationship of spontaneous and everyday teaching, based on the concept of sensorimotor experiences, through the formation of the individual's ability to build the consciously idealized project in the object. in the mind. To solve the problem of the lack of objectivity and systematicity in teaching content, language is presented as the main form of transmission-assimilation of knowledge in the School Physical Education class. The periodization of ontogenetic human development relates the new inner formations that emerged in each period of crisis to the production of new needs for the systematic reproduction of cultural contents in each unique individual. Thus, the transmission of knowledge historically accumulated in existing objects in the form of social and collective consciousness about athletics, is the object of organization in the verbal action plan, in the process of becoming private and interior, modulators of the subjective image of objective reality, considering the new form of conceptual thinking that presents itself to adolescents in the transitional age crisis. This new formation provides the stable period of adolescence with the effective internal organization of the systematized knowledge of athletics, allowing the concepts to be assimilated in a different way in each intellectual action through the expansion of appropriation and conscious control of the operations of one's own thinking. The result in the full development of the individual is voluntary action, through the control of content at the level of inner language, in which the subjective image of reality is objective in the historical-ontological form of human corporeality. |
Keywords: | Atividade Atletismo Adolescência Educação Física Interiorização Pedagogia-histórico crítica |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | EDUFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39417 |
Issue Date: | 6-Jan-2023 |
Appears in Collections: | Tese (PGEDU) |
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