Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39421
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A formação do leitor literário nos anos iniciais: leitura, literatura infantil e multimodalidade na escola.
metadata.dc.creator: Sacramento, Caroline Lima dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Moraes, Giselly Lima de
metadata.dc.contributor.referee1: Moraes, Giselly Lima de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Eliana Kefalás
metadata.dc.contributor.referee3: Gili, Silvana Ribeiro
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa apresenta como tema central a literatura infantil multimodal em especial os livros-álbum e as respostas leitoras de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma perspectiva estética, cultural e artística da literatura. O objeto deste estudo é o processo da interação da criança com a literatura infantil multimodal, de forma mediada, a partir de intervenções e situações de leitura compartilhada, com o propósito de investigar aspectos dessa interação que podem revelar caminhos para a formação do leitor nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é identificar possíveis contribuições da leitura da literatura multimodal para a formação do leitor literário nos anos iniciais. Para atingir o objetivo desse estudo, foi feita uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica e fenomenológica, que consistiu em duas etapas: bibliográfica, com fundamentação teórica e análise de obras, e a pesquisa de campo, do tipo observação participante. Os resultados partiram das análises das respostas das crianças que apresentaram diferentes reações às obras lidas e aos recursos fornecidos pelos livros-álbum, constatando a pouca familiaridade com o formato e, em alguns momentos, um letramento visual e literário deficitário, que levaram a dificuldades nas leituras, mas que não impossibilitaram completamente a experiência estética na interação com as obras.
Resumen : This research presents as its central theme multimodal children's literature in especially the album books and reading responses from students in the initial years of high school Fundamental, from an aesthetic, cultural and artistic perspective of literature. O The object of this study is the process of the child's interaction with children's literature multimodal, in a mediated way, based on interventions and reading situations shared, with the purpose of investigating aspects of this interaction that can reveal paths for reader training in the early years of Elementary School. The objective is to identify possible contributions from reading multimodal literature to the formation of the literary reader in the early years. To achieve the objective of this study, it was qualitative research of ethnographic and phenomenological inspiration was carried out, which consisted of two stages: bibliographical, with theoretical foundation and analysis of works, and field research, of the participant observation type. The results came from analysis of the responses of children who presented different reactions to works read and the resources provided by album books, noting the little familiarity with the format and, at times, visual and literary literacy deficit, which led to difficulties in reading, but which did not make it impossible completely enhance the aesthetic experience when interacting with the works.
Palabras clave : Literatura infantil multimodal
Livro-álbum
Formação do leitor
Respostas leitoras
Educação infantil - Finalidades e objetivos
Literatura infantil
Livros e leitura na literatura
Leitores -Formação
Perguntas e respostas
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências humanas
Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39421
Fecha de publicación : 7-mar-2024
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.