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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39424
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | "Fé, boca calada e pé ligeiro" Nengua Guanguacesse e Terreiro Bate Folha: patrimônio e memórias da religiosidade negroafricana na Bahia |
Otros títulos : | "Faith, silent mouth and light foot" Nengua Guanguacesse and Terreiro Bate Folha: heritage and memories of black African religiosity in Bahia |
metadata.dc.creator: | Nogueira, Carla Maria Ferreira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Severino, José Roberto |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Sousa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sousa, Ione Celeste Jesus de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Otair Fernandes de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Matos, Edilene Dias |
metadata.dc.contributor.referee4: | Santos, Leandro de Paula |
metadata.dc.contributor.referee5: | Severino, José Roberto |
metadata.dc.description.resumo: | Esta tese observa, ressalta e reconhece o incomparável protagonismo de Dona Olga Conceição Cruz, Nengua Guanguacesse, matriarca do Terreiro de Candomblé Bate Folha, em Salvador, Bahia, e figura fundamental no processo de preservação das práticas e tradições do candomblé da nação Congo-Angola,. O presente trabalho parte dos relatos da comunidade do Bate Folha, por meio de narrativas ligadas à fundação, iniciação, repressão e laços religiosos com o terreiro, portanto, é marcado pelo cruzamento de histórias relacionadas ao centenário do terreiro. De natureza interdisciplinar, a pesquisa estabelece vinculação entre passado, presente e ́perspectiva de futuro pela salvaguarda do patrimônio material, resguardado em seu espaço físico, que vai desde a preservação socioambiental e cultural, ao registro imaterial, de continuidade das práticas litúrgicas, celebradas há mais de cem anos e calendarizadas em reverência aos Nkisis. Observada sob o aspecto da religiosidade vivida no cotidiano, a pesquisa desenvolve a interlocução com diferentes áreas do conhecimento para dar conta do denso e diversificado patrimônio cultural afro-brasileiro e sua carga simbólica, comunicada de maneira intercultural por metodologias e estudos que se referem à história oral, entrevistas, audiovisual, arquivos pessoais, fotográficos e documentos que trazem para a cena de discussão, relatos de vida, construções discursivas sobre identidade, pertencimento e rede de solidariedade, percebida e reelaborada na comunidade pelo movimento de preservação da prática religiosa. |
Resumen : | This thesis observes, emphasizes and recognizes the incomparable protagonism of Dona Olga Conceição Cruz, Nengua Guanguacesse, matriarch of the Terreiro de in Salvador, Bahia, and a key figure in the process of preserving candomblé practices and traditions of the Congo-Angola nation,. The present work starts from the reports of the community of Bate Folha, through narratives linked to the foundation, initiation, repression and religious ties with the terreiro, therefore, is marked by the crossing of stories related to the centenary of the terreiro. Interdisciplinary in nature, the research establishes a link between past, present and future perspective by safeguarding the material heritage, protected in its physical space, ranging from environmental and cultural preservation, to intangible registration, of continuity of liturgical practices, celebrated for over a hundred years and scheduled in reverence to the Nkisis. Observed under the aspect of religiosity lived in daily life, the research develops dialogue with different areas of knowledge to account for the dense and diversified Afro-Brazilian cultural heritage and its symbolic charge, intercultural communication through methodologies and studies that refer to oral history, interviews, audiovisual, personal archives, photographs and documents that bring to the scene of discussion, life reports, discursive constructions on identity, belonging and network of solidarity, perceived and reworked in the community by the movement of preservation of religious practice. |
Palabras clave : | Nengua Guanguacesse Terreiro Bate Folha Memórias Narrativas Patrimônio |
metadata.dc.subject.cnpq: | Cultura e Sociedade |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC |
metadata.dc.publisher.program: | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39424 |
Fecha de publicación : | 31-ene-2023 |
Aparece en las colecciones: | Tese (POSCULTURA) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Carla Nogueira. Tese.pdf | Tese de Doutorado de Carla Nogueira | 4,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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