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metadata.dc.type: Tese
Título : Novas articulações do político nas artes da cena: do teatro anfíbio ao ator-epistemólogo
Otros títulos : Nuevas articulaciones del político en las artes de escena: Del teatro anfibio al actor-epistemólogo
New articulations of the politician in the scene art: from amphibious theater to actor-epistemologist
metadata.dc.creator: Woyda, Carlos Eduardo de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Colling, Leandro
metadata.dc.contributor.referee1: Colling, Leandro
metadata.dc.contributor.referee2: Garcia, Paulo Cézar Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Lígia Souza de
metadata.dc.contributor.referee4: Cidreira, Renata Pitombo
metadata.dc.contributor.referee5: Silva, Marilda de Santana
metadata.dc.description.resumo: Introdução: Novas articulações do político nas artes da cena: do teatro anfíbio ao ator epistemólogo, tese construída por agregação de artigos, – o que permite a leitura do material doutoral na ordem que desejar o leitor ou a leitora – examina a encenação contemporânea a partir de um duplo ponto de vista: primeiro, ligando-a às recentíssimas investigações sobre a vida teatral entre os anos de 2016 e 2022; segundo, considerando as transformações contemporâneas das artes do espetáculo, seu diálogo interdisciplinar com temas caros às Ciências Humanas e Sociais, frequentemente acompanhadas por avanços significativos na teoria teatral. Metodologia: Sendo uma tese interdisciplinar, nos apoiamos na ideia de scavenger methodology (Halberstam, 1998), uma metodologia queer que utiliza diferentes métodos para recolher e produzir informação ou, nas palavras de Rufino (2018), um “ebó epistemológico” que procura desaquendar a colonialidade (Thürler, 2023). Nesse sentido, nosso apelo a uma metodologia mista, que envolveu análise de obras, impressão subjetiva e descrição extensiva. Assim, produz um argumento formal (pode perturbar os entendimentos tradicionais da escrita e as noções normativas de prática e processo) e político (que tem em conta tanto o que escrevemos como a forma como escrevemos). Resultados: Um inventário de produções artísticas, entre elas, peças teatrais, poemas e performances que estão distribuídos em sete capítulos que devem ser percebidos através de um fio integrador, considerados como uma variação do mesmo tema: as artes da cena, entrelaçadas com o cenário político atual, desempenham um papel fundamental na construção de imaginários críticos e de oposição normativa. Em termos de conclusão, esse inventário de obras, ao descompartimentar os imaginários coloniais nas suas múltiplas formas e dimensões, traz para si a função de ser um espaço de produção de resistência e de ressignificação de novos imaginários críticos, sublinhando a importância das suas ecologias e práticas, o que significa, particularmente, repovoar o mundo com diferentes experiências de vida.
Resumen : Introducción: Novas articulações do político nas artes da cena: do teatro anfíbio ao ator epistemólogo, tesis construida por agregación de artículos – lo que permite leer el material doctoral en el orden que desee el lector o la lectora – examina la puesta en escena contemporánea desde un doble punto de vista: en primer lugar, vinculándola a las muy recientes investigaciones sobre la vida teatral entre los años 2016 y 2022; en segundo lugar, considerando las transformaciones contemporáneas de las artes escénicas, su diálogo interdisciplinar con temas queridos por las Humanidades y las Ciencias Sociales, a menudo acompañadas de avances significativos en la teoría teatral. Metodología: Al tratarse de una tesis interdisciplinar, nos apoyamos en la idea de una metodología de la excavación (Halberstam, 1998), una metodología queer que utiliza diferentes métodos para recoger y producir información, o en palabras de Rufino (2018), un ebó epistemológico que busca desaquendar la colonialidad (Thürler, 2023). En este sentido, nuestra apelación a una metodología mixta, que implicó el análisis de obras, la impresión subjetiva y la descripción extensiva, es tanto un argumento formal (puede trastocar las comprensiones tradicionales de la escritura y las nociones normativas de práctica y proceso) como político (que tiene en cuenta tanto lo que escribimos como la forma en que lo hacemos). Resultados: Un inventario de producciones artísticas, incluyendo obras de teatro, poemas y performances se distribuyen en siete capítulos que deben ser percibidos a través de un hilo integrador, considerado como una variación de un mismo tema: las artes de la escena, entrelazadas con el escenario político actual, juegan un papel fundamental en la construcción de imaginarios críticos y de oposición normativa. En conclusión, este inventario de obras, al descompartimentar los imaginarios coloniales en sus múltiples formas y dimensiones, cumple la función de ser un espacio para la producción de resistencia y la resignificación de nuevos imaginarios críticos, subrayando la importancia de sus ecologías y prácticas, lo que significa, en particular, repoblar el mundo con diferentes experiencias de vida.
Palabras clave : Teatro anfíbio
Ator-epistemólogo
Peça-conferência
Teatro político
Performance
Interdisciplinaridade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39426
Fecha de publicación : 12-dic-2023
Aparece en las colecciones: Tese (POSCULTURA)

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