Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39434
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | O ensino da improvisação para trombone na música brasileira |
Otros títulos : | The teaching of improvisation for trombone in Brazilian popular music. |
metadata.dc.creator: | Giannetti Junior, Silvio |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Lelio Eduardo Alves da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Lélio Eduardo Alves da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lage, Marcos Botelho |
metadata.dc.contributor.referee3: | Leite, Diego Ramires da Silva |
metadata.dc.contributor.referee4: | Santos, Fábio Carmo Plácido |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho se apresenta em três partes, sendo na primeira um memorial da minha carreira de músico, formação acadêmica e trajetória profissional como musico erudito e musico popular, além de carreira como docente. No Memorial, incluo também minhas atividades durante o mestrado profissional na UFBA. No Artigo desenvolvo um panorama do ensino da improvisação no Brasil, com ênfase no trombone e instrumentos de sopro. Assim , Apresento o resultado da pesquisa com professores da área de música popular de São Paulo cuja coleta de dados foi realizada através de um levantamento que utilizou o questionário como ferramenta, com resultado que permite classificar como professores de improviso aprenderam seu oficio.Disponibilizo também um quadro comparativo de 4 métodos de improvisação. Por fim, uma discussão e uma proposta de produto para o ensino da Improvisação do trombone brasileiro, “Trombone Brasileiro, um guia para primeiros estudos da Improvisação” |
Resumen : | This work is presented in three parts, the first of which is a memorial of my career as a musician, academic training and professional career as a Classical and Latin jazz musician, in addition to my career as a teacher. In the Memorial, I also include my activities during the professional master's degree at UFBA. In the Article I develop an overview of the teaching of improvisation in Brazil, with emphasis on the trombone and wind instruments. I present research with professors in the area of popular music whose data collection was carried out through a survey that used a questionnaire as a tool, that resulted in how these teachers learned their craft. I also provide a comparative table of 4 improvisation methods. Finally, a discussion and a product proposal for the teaching of Brazilian music improvisation for the trombone. The Book “Trombone Brasileiro”, A guide for the first studies of Improvisation”. |
Palabras clave : | Trombone Improvisação Métodos Música popular brasileira |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Música |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39434 |
Fecha de publicación : | 1-dic-2023 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGPROM) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo e metodo06:24 _merged.pdf | Ata da defesa, memorial, artigo e produto(método) | 7,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.