Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39443
metadata.dc.type: Livro
Título : O ensino de Química para formação participativa e crítica : uma proposta para a abordagem de aspectos sociocientíficos a partir do novo Enem e de livros didáticos
metadata.dc.creator: Stadler, João Paulo
Azevedo, Mariana da Silva
Gonçalves, Fabiana Roberta
Hussein, Silva
metadata.dc.description.resumo: Este livro sumariza cerca de dez anos de pesquisa, com o objetivo de discutir sobre a presença de aspectos sociocientíficos em itens de química do novo Enem (2009-2020), em livros didáticos de química (PNLD 2014 e 2018), como forma de compreender como esses aspectos são abordados em materiais de larga escala. As pesquisas apresentadas tornaram possível estabelecer as temáticas abordadas, os critérios de relevância social, o tipo de controvérsia e o tipo de abordagem relacionados às questões e aos trechos, com potencial para fomentar discussões sociocientíficas, de modo que é possível propor uma forma de organização de práticas educativas sociocientíficas a partir de itens do novo Enem. A obra busca, ainda,contribuir para a reflexão crítica, com foco na aproximação dos objetivos para o ensino de ciências, mirando na formação cidadã.
Palabras clave : Química - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Prática de ensino
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39443
Fecha de publicación : 2024
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais e Aplicadas (EDUFBA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
O ensino de química_Ri.pdf6,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.