Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39443
metadata.dc.type: | Livro |
Título : | O ensino de Química para formação participativa e crítica : uma proposta para a abordagem de aspectos sociocientíficos a partir do novo Enem e de livros didáticos |
metadata.dc.creator: | Stadler, João Paulo Azevedo, Mariana da Silva Gonçalves, Fabiana Roberta Hussein, Silva |
metadata.dc.description.resumo: | Este livro sumariza cerca de dez anos de pesquisa, com o objetivo de discutir sobre a presença de aspectos sociocientíficos em itens de química do novo Enem (2009-2020), em livros didáticos de química (PNLD 2014 e 2018), como forma de compreender como esses aspectos são abordados em materiais de larga escala. As pesquisas apresentadas tornaram possível estabelecer as temáticas abordadas, os critérios de relevância social, o tipo de controvérsia e o tipo de abordagem relacionados às questões e aos trechos, com potencial para fomentar discussões sociocientíficas, de modo que é possível propor uma forma de organização de práticas educativas sociocientíficas a partir de itens do novo Enem. A obra busca, ainda,contribuir para a reflexão crítica, com foco na aproximação dos objetivos para o ensino de ciências, mirando na formação cidadã. |
Palabras clave : | Química - Estudo e ensino Ensino - Metodologia Prática de ensino Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39443 |
Fecha de publicación : | 2024 |
Aparece en las colecciones: | Ciências Sociais e Aplicadas (EDUFBA) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino de química_Ri.pdf | 6,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.